A declaração mais difícil da bíblia

A bíblia está repleta de declarações fortes feitas por homens e mulheres que confiavam no seu criador e não renunciaram a sua fé. É de todos conhecida a declaração de jó em meio ao seu sofrimento "Ainda que ele me mate nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele" (Jó 13.15). Abraão pela fé ao ser indagado por Isaque sobre onde estava o cordeiro que seria oferecido como sacrifício, respondeu: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto ( Gn 22.14) sendo que o próprio Isaque é que estava determinado pra ser cruficicado. Essas e outras afirmações pelas circunstâncias em que foram ditas impressiona-nos pela fé demonstrada desses servos de Deus. Porém há uma declaração de um profeta do antigo testamento que na minha opinião resume a essência de todas as outras declarações "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no senhor, exultarei no deus da minha salvação." (Hc 3.17,18). O profeta habacuque declara expressamente nesse texto que sua alegria terrena não estava baseada nos bens materiais e que não servia a deus mediante um sistema de troca de favores onde para cada ato de serviço a deus, o senhor teria que corresponder com uma benção. Pelo contrário o profeta estava afirmando que o senhor deus era o seu próprio bem, a presença do senhor era o seu maior patrimônio. Ainda que o dinheiro faltasse, o alimento tornasse escasso, a sua alegria não seria furtada enquanto o senhor estivesse com ele. Essa atitude do profeta reveste-se de grande importância na atualidade onde muitos cristãos quando não prosperam em seus projetos ou quando o senhor não responde as suas orações culpam e se revoltam contra o senhor. A declaração de habacuque é muito forte, não importa se o meu salário é o mesmo há décadas, se o meu emprego não me permite gozar de certo conforto, não importa se falta o alimento, não importa se a enfermidade me consome, não importa se o meu sonho nunca se concretiza, não importa se todos conseguem prosperar e eu não, não importa se o meu sofrimento é maior do que meu irmão, não importa se para os outros eu sou invisível, não importa se os anos que se passam parece que foram vãos, eu todavia me alegrarei no senhor, exultarei no deus da minha salvação. Deus é o nosso maior bem, não podemos esquecer que somos peregrinos aqui, quem é peregrino não fixa sua atenção e seus interesses na terra de sua peregrinação, porém está sempre esperançoso de um dia retornar a sua terra natal "porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura" (Hb 13.14).

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo Jefinho...

    Apesar de não ser fácil, precisamos
    reconhecer que nosso maior tesouro é o Senhor
    Jesus. Nossa alegria deve estar baseada Nele.


    Gonzaga Júnior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas