Escandalizar ou não escandalizar?

             O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios nos instrui sobre o dever decorrente do amor cristão em não escandalizar nossos irmãos em cristo.(1 Co 8). Mas o que significa escandalizar alguém? será que devemos a todo momento avaliar nossas atitudes para não escandalizarmos alguém? Será que é possível não escandalizar alguém com nossas atitudes?

             Jesus declarou que era inevitável virem os escândalos, mas ai daqueles por quem os escândalos viriam (Mt 18.7). Jesus nessa passagem repreende aqueles que servem de instrumento para que outros pequem, são aqueles que por seu exemplo e conduta servem de tropeço para os outros. Em 1 Co 8 paulo trata de um assunto bem específico da sociedade em Corinto, o fato de alguns crentes participarem das festas pagãs daquela cidade, comendo alimentos sacrificados aos ídolos, dessa forma os crentes mais fracos eram induzidos às práticas pagãs devido a essa atitude dos crentes mais experientes. Em atos 16.3 a bíblia declara que timóteo foi circundado para que os judeus não se escandalizassem, Paulo queria que houvesse um bom relacionamento entre os crentes judeus e gentios. No entanto em Gálatas cap. 2.3 Paulo não circuncidou Tito, mesmo ele sendo grego. Isso mostra que Paulo não se preocupou em todos os momentos em escandalizar os judeus, somente quando isso era indispensável para que não houvesse divisões na igreja, até porque se todos os crentes fossem circundados para que os judeus não fossem escandalizados, o evangelho perderia a sua natureza.

              Escandalizar alguém portanto é servir de tropeço para os outros, é quando intencionalmente através de nossa conduta e exemplo servimos de instrumento para outros pecarem. É inevitável não ferirmos a consciência de alguém através de nossas atitudes, porque cada um tem suas convicções e essas convicções são determinadas pelo grau de instrução, pela educação recebida dos pais, pelo lugar onde a pessoa cresceu, pela época em que viveu, se formos analisar cada atividade que fizermos para não corrermos o perigo de escandalizar alguém não viveremos mais. A doutrina apóstolica em que nossa fé está baseada é absoluta e inquestionável e válida em qualquer época ou lugar, porém não podemos ignorar as convicções íntimas de cada crente e assim como queremos que respeitem nossas convicções devemos respeitar a do próximo. Se escandalizamos um irmão mais fraco devido a alguma atitude nossa devemos explicar-lhes porque fizemos isso ou aquilo, até porque se ninguém lhes ensinar ele nunca alcançará a maturidade necessária para servir a cristo.

               O amor cristão nos constrange a termos cuidado em escandalizar alguém, porém isso não significa que temos que abdicar de nossas convicções para agradar alguém, temos liberdade em cristo, lógico que não devemos usá-la de forma errônea, mas ela também não pode ser restringida nos casos em que a bíblia não restringe.

              

                 

Comentários

Postagens mais visitadas