"A Minha casa é casa de oração"


A purificação do templo consiste no primeiro grande ato público de Jesus e também no último. O senhor Jesus expulsou do templo todos aqueles que desvirtuavam o verdadeiro propósito da casa de Deus, qual seja, a adoração a Deus e a comunhão entre os crentes. A purificação do templo também é uma necessidade atual, visto ser cada vez mais comum a introdução de pessoas que o usam com propósitos diversos.

As primeiras construções que simbolizavam a presença de Deus e serviam como adoração a nosso Deus eram os altares. Noé, logo após sair da arca construiu um altar em agradecimento a Deus e o Senhor se agradou da sua oferta (Gn 8.20,21). Abraão, cada vez que se movia de um lugar para outro construía um altar e invocava o nome do Senhor (Gn 12.8). Com a lei de Moisés surgiu o tabernáculo, um templo portátil e que foi construído seguindo as estritas ordens de Deus “Então levantarás o tabernáculo, conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.” (Ex 26.30). O tabernáculo representava Deus entre o seu povo, um lugar santo onde somente quem se santificasse poderia participar das suas celebrações, igualmente todos os objetos do tabernáculo eram santos (Ex 40.9,10). Por fim, Salomão construiu um templo, o lugar onde Deus colocaria seu nome (1Rs 9.3). Os objetos do antigo tabernáculo foram transportados para o templo, o qual se tornou o centro de adoração a Deus.

Em todas essas construções havia regras explícitas em como construí-las a fim de manter a integridade e a pureza espiritual da casa de Deus. Quando Jesus viu que o templo estava sendo usado para propósitos comerciais, expulsou com violência os mercadores e declarou o propósito da casa de Deus “A minha casa é casa de oração” (Lc 19.46b). Como está o templo hoje? Será que está diferente da época de Jesus? A verdade é que o templo hoje é uma verdadeira empresa e o evangelho produto valioso do mercado. A purificação do templo faz-se urgente hoje, como Jesus falou na sua época o templo tornou-se covil de salteadores. A igreja genuína como corpo de cristo e sua agente aqui na terra deve combater essas práticas, devemos mostrar o evangelho puro e não ser atraído pelo evangelho mercantilista, o mundo não pode ter uma imagem negativa da igreja como arrecadadora de dinheiro dos humildes, mas como uma agente do reino de Deus trazendo liberdade aos cativos.

Jesus ainda purificará por completo sua igreja, podemos deduzir esse fato no ensinamento da parábola do joio e do trigo (Mt 13.24-30) e pelo que está contido em Malaquias 3.2 “Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá quando ele aparecer? porque ele será como o fogo do ourives, e como o sabão dos lavandeiros.”


Comentários

Postagens mais visitadas