Davi e Urias: Quando o servo tinha mais caráter que o Rei

            É por todos conhecido o pecado de adultério de Davi com Bate-Seba, a esposa de Urias. Como se não bastasse Davi foi mandante do assassinato de Urias. Por ironia, Urias se comportou nesse episódio justamente da forma que se esperava que Davi se comportasse. Urias demonstrou assim ter mais caráter do que o Rei.

       Tudo começa no ano em que os reis costumavam sair para a guerra. Davi, no entanto, contrariando a expectativa, não saiu para guerrear. (2 Sm 11.1). Ao passear pelo terraço da casa real viu uma bela mulher se banhando, a qual era exatamente Bate-Seba. (2 Sm 11.2). Davi manda perguntar quem era aquela mulher e é informado sobre de quem ela era filha e também que era casada com Urias. (2 Sm 11.3). Davi não teve escrúpulos mesmo sabendo que ela era casada. Mandou trazê-la e se deitou com ela. (2 Sm 11.4). O pior aconteceu para Davi, Bate-Seba ficou grávida. (2 Sm 11.5). Ao tentar encobrir essa gravidez Davi desceu aos mais baixos níveis da impiedade. Enquanto Urias demonstrou toda a sua lealdade e seu caráter íntegro.

              A primeira atitude de Davi foi chamar Urias de volta. Quando Urias veio Davi o manda para a sua casa. Aparentemente o plano de Davi era que Urias fosse para sua casa, se deitasse com sua mulher e assim quando a gravidez de Bate-Seba ficasse evidente ninguém teria dúvida que o filho era de seu marido Urias. Urias, no entanto, não foi para a sua casa. Ao ser perguntado por Davi porque ele não tinha descido à sua casa, Urias respondeu: E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; E Joabe, meu Senhor, e os servos de meu Senhor estão acampados no campo; e eu hei de entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa." (2 Sm 11.11).

           Essa resposta deveria ser um duro golpe para Davi, porque Davi não se importou com nada disso quando ficou em casa e seus servos saíram para guerrear. Ele não se importou com a arca de Deus, com o povo de Israel e com o povo de Judá. Urias tinha todo o direito de se deitar com sua mulher depois de uma longa jornada, porém não o fez porque era fiel aos seus princípios. Davi, ao contrário, não somente se deitou com uma mulher quando Israel estava guerreando, como essa mulher não era sua, era do próprio Urias. No final, Urias ainda diz que pela vida de Davi ele não faria tal coisa. Davi era para se sentir humilhado e culpado, mas não foi isso o que aconteceu. Urias disse que não entraria em sua casa por amor da vida de Davi, Davi em retribuição mandou acabar com a vida de Urias.

       Como o plano de enviar Urias à sua casa não deu certo, Davi enviou uma carta a Joabe, o príncipe do exército de Israel, ordenando que colocasse Urias no ponto mais vulnerável da batalha para que ele fosse ferido e morresse. O pior é quem levou a carta foi o próprio Urias, levando a sua própria sentença de morte. (2 Sm 11.14,15). Depois de saber que Urias tinha morrido, Davi foi cínico. Ele fez com que acreditassem que a morte de Urias tinha sido uma fatalidade da guerra e não uma ordem expressa dele. (2 Sm 11.25). 

         Esse episódio nos ensina até que ponto um homem pode chegar aos mais baixos níveis de impiedade mesmo sendo crente. O pecado sempre é um mal a espreita. 

Comentários

Postagens mais visitadas