Porque Deus distribui dons?


  Podemos responder essa pergunta de forma objetiva lendo  Efésios 4: 11. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, 12. tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

   Este texto contém uma das várias listas de dons mencionados na Bíblia. Nesta lista de Éfesios eles são classificados de dons ministeriais. Nesta passagem o propósito da distribuição dos dons é claro: servir à igreja, aperfeiçoar os crentes, em outras palavras encorajar os crentes. Na verdade o encorajamento mútuo é um mandamento bíblico Hebreus 3: 13. antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

     Quando o escritor aos Hebreus nos ordena a não deixarmos de congregar o motivo que ele dá é simples Hebreus 10: 25. não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Ao invés de deixarmos de congregar, devemos encorajarmos uns aos outros, logo quem deixa de congregar não encoraja e nem recebe encorajamento de ninguém.

        Na carta aos Colossenses Paulo enfatiza mais uma vez o encorajamento mútuo Colossenses 3: 16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. Os dons espirituais só podem ser exercidos no contexto da igreja local para encorajamento dos fiéis qualquer outra forma de manifestação é puro exibicionismo.

         No contexto evangélico atual a disputa por egos tem tomado conta. Esquecemos que Deus distribui dons para o aperfeiçoamento dos santos. A implicação disso é clara, os dons não são meus, não tenho propriedade deles. A razão de ser dos dons espirituais é o seu exercício na igreja local para o encorajamento dos crentes.
     

Comentários

Postagens mais visitadas