"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé"


A prática do autoexame é estimulada reiteradamente na Bíblia. Consiste em um exercício essencial para a nossa saúde espiritual. Pensar sobre o nosso desenvolvimento espiritual e crescimento no caráter de Cristo não está na moda, Paulo nos revela o perigo disso "2 Coríntios 13: 5. Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."

  A Prática do autoexame pode ser assim definida "O autoexame é, como mencionado, uma autossuspeita; é uma atitude de humildade do coração do crente que, suspeitando de si mesmo, inquire sua própria consciência acerca de suas motivações, desejos, ações e reações. O autoexame é um ato reflexivo; é, no poder do Espírito, tendo a Palavra como Lâmpada em uma mão e espada em outra, perseguir o pecado em cada esconderijo escuro e sombrio de meu coração.  Uma expressão bíblica comumente utilizada para autoexame é o “sondar o coração”. Jovemreformado.com.br

    Esse exercício nos revelará se estamos realmente mostrando evidências da nossa salvação. Será que estamos desenvolvendo o fruto do espírito em nossa vida? Será que o trabalho que eu faço na igreja tem uma motivação correta? Devemos nos perguntar sobre isso diariamente e nas mais variadas situações. O salmista levava tão a sério o autoexame que orava pedindo a Deus perdão por pecados que eram ocultos "Salmos 19: 12. Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. 

        Praticar o autoexame não é viver de forma paranóica se culpando por tudo. É reconhecer que a nossa natureza é extremamente pecaminosa e que os nossos atos sempre serão influenciados por ela. No entanto pela graça de Cristo podemos refletir o seu caráter e é isso que devemos almejar. "O autoexame não é uma prática religiosa inventada pelos homens e sim uma ordenança do Senhor, tendo seu fundamento nEle. A ordenança diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1 Co 11.28a; 2 Co 13.5; Gl 6.4-5). O autoexame “é um dever necessário, pertencente a todos na igreja, e requer muita diligência na realização dele”.[1] A primeira vez que o autoexame foi, na prática, ordenado e sua necessidade exemplificada foi em Gn 3.9-13; 4.6. O fundamento do autoexame reside no ser de Deus, a saber, em Sua onisciência."Jovemreformado.com.br

A reflexão não está em moda hoje. Existem muitos estímulos que nos impede de investigarmos o nosso interior. Preocupações da vida, distrações tecnológicas, pessoas etc distorcem a nossa percepção de si mesmo e de nossa fé. 



    

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas