O genuíno avivamento
Muito se tem discutido no meio evangélico sobre a necessidade de um avivamento na igreja do senhor e essa necessidade realmente se mostra imprescíndivel na atualidade. porém qual a natureza de um avivamento? que acontecimentos ou experiências demonstram que uma igreja está avivada? será que experiências sobrenaturais, curas, dons proféticos e muito barulho nos cultos caracterizam uma igreja avivada?
O capítulo 8 de Neemias nos revela a natureza de um verdadeiro avivamento, muitos princípios podem ser extraídos dessa passagem bíblica que nos direcionam a visualizar as características de um avivamento. Primeiramente, num avivamento observa-se um retorno do povo de Deus à palavra, a fome em conhecer a vontade de Deus tornam-se evidentes. A passagem bíblica citada nos informa que o sacerdote Esdras, após todo o povo de Israel ter se reunido na praça em Jerusalém, leu o livro da lei durante sete dias, seis horas por dia e todo o povo estava atento ao livro da lei.
Houve na época uma busca faminta em conhecer a palavra do Senhor, tanto que os levitas foram convocados a ensinarem o povo, explicando o sentido das passagens bíblicas e o povo não saía do seu posto, apesar de horas em pé. Várias consequências podem ser observadas após essa postura do povo israelita: houve uma imediata confissão de pecados. O povo experimentou uma profunda convicção de seus pecados após ouvirem a palavra, ao ponto de chorarem e lamentarem. A palavra de deus quando pregada de forma autêntica e sem desvios produz arrependimento e separação das práticas pecaminosas.
A bíblia ainda afirma que Israel separou-se da sociedade pecaminosa ao seu redor. Eles estavam desreispeitando o mandamento da lei de Moisés em não se casarem e nem darem suas filhas em casamento a povos estranhos, porém após esse avivamento o povo comprometeu-se a despedir suas mulheres estranhas e observar a lei sem reservas. Houve uma disposição firme em obedecer ao Senhor, o autor do livro de neemias nos revela que eles trouxeram com alegria os dízimos a casa do senhor e firmaram o compromisso de observar a lei das ofertas das primícias e oferecerem todos os primogênitos dos animais.
Avivamento é mais que momentos de emoção e euforia, consiste antes em resultados duradouros. O avivamento não está vinculado a expressões de poder espiritual que não raro consistem em modismos importados das religiões falsas, mas sim a um retorno do povo de deus ao amor à palavra, à confissão dos seus pecados, à separação incondicional do sistema mundano corrupto deste século e a uma disposição inabalável em servir ao Senhor e fazer o que lhe agrada.
Comentários
Postar um comentário