O louvor que produz a glória de Deus
O ministério do louvor é de extrema importância no culto cristão tanto que do gênesis ao apocalipse encontramos referências sobre o louvor como elemento devocional na vida do povo de Deus e seus resultados gloriosos quando praticado de forma sincera e espontânea. No livro de Gênesis encontramos a primeira referência na bíblia sobre a música (Gên 4.21) afirmando que um homem chamado jubal foi o pai de todos os que tocam harpa e órgãos. Na história do povo israelita os grandes atos de libertação de Deus eram rememorados com cânticos que exaltavam o seu poder, foi assim no êxodo com o cântico de Moisés (Ex cap.15). Um dos mais belos cânticos da bíblia foi entoado por Ana logo após o nascimento de seu filho Samuel e que está registrado em 1 samuel cap.2.
O rei Davi atribuiu especial importância ao louvor na liturgia do culto israelita durante seu reinado. No seu reino os levitas foram divididos em 24 turnos e encarregados de louvar o senhor com harpas, alaúdes e com saltérios. Salomão deu prosseguimento a essa organização efetuada por Davi e num dos episódios mais marcantes da bíblia, quando a arca do senhor foi transferida da cidade de Davi para o templo o texto sagrado afirma que quando os levitas estavam nos seus postos com seus instrumentos músicos a glória do senhor encheu o templo de modo que os sacerdotes que ministravam não podiam estar em pé.
O novo testamento não aboliu a prática do louvor no culto, o apóstolo paulo escrevendo aos colossenses recomendou "A palavra de cristo habite em vós abundantemente, em toda sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao senhor com graça em vosso coração (Cl 3.16). Paulo também entoou um cântico que se encontra em Romanos cap. 11 e versículo 33 ao 36.
Diante disso e compreendendo a importância do ministério do louvor na propagação dos propósitos divinos cumpre-nos analisar de que forma ele está sendo exercido em nossas igrejas e por nós individualmente. O conteúdo das mensagens dos hinos corresponde aos princípios bíblicos? os cantores e compositores estão preocupados em veicular mensagens de ensino e adoração nos seus hinos ou simplesmente prentendem apenas auferir lucros com o seu trabalho? qual tipo de louvor produz a glória de Deus, aquele que enaltece a benignidade do senhor e proclama o desvio da iniquidade ou aquele que contém apenas mensagens de autoajuda e até mesmo de vingança sobre os descrentes? louvar ao senhor consiste numa responsabilidade tremenda e ao mesmo tempo numa grande benção.
Nenhum ministério é mais importante que outro no reino de Deus, logo para aqueles que pensam que a responsabilidade em louvar é mais branda do que pregar ou pastorear uma igreja se enganam, o senhor requer a mesma consagração tanto de um como outro, pois o objetivo é o mesmo a glorificação do nosso Deus.
Comentários
Postar um comentário