O conceito de ética dado pelo Senhor Jesus

                    A ética é essencial no convívio social, a manutenção da ordem e da paz social pressupõem a necessidade de que os indivíduos obedeçam aos padrões morais indispensáveis aos relacionamentos humanos. A globalização trouxe um estreitamento nas relações entre os homens, o mundo tornou-se mais "pequeno" o que provocou uma maior preocupação entre os grupos empresariais em não somente equipar seus empregados tecnicamente, mas também eticamente para um melhor resultado nas suas produções. 

                   Ora se secularmente a ética ganha especial relevo, quanto mais no cristianismo onde a ética consiste na essência de seus preceitos. O senhor jesus dá-nos o conceito que resume e define cabalmente o que é a ética "Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."(Mt 7.12). Se não quisermos ser difamados, não podemos difamar a ninguém; se não quisermos ser enganados, que não enganemos a ninguém; se quisermos que os outros sempre nos contem a verdade, não podemos mentir para ninguém; foi isso que o senhor quis dizer. Jesus vai mais além e afirma que quem cumprir essa regra estará cumprindo toda a lei de Moisés e o que os profetas ensinaram. O nosso tratamento para com o próximo é de suma importância no nosso relacionamento com Deus "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas."(Cl 3.25). No tribunal de cristo responderemos pela maneira como tratamos o próximo, se foi com solicitude, receberemos a solicitude do senhor, se foi com discriminação e desprezo, a nossa recompensa será o afastamento da benção do senhor "Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará"(Gl 6.7b).

                    A ausência de ética é incompatível com a nova vida em Cristo "Não mintais uns aos outros, pois que já despistes do velho homem com os seus feitos"(Cl 3.9). A astúcia, o fingimento e a infidelidade nos acordos são características do mundo nos últimos dias "Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;"(Rm 1.31). Além disso convém lembrar que o padrão ético requerido pelo senhor é muito mais elevado do que o proposto pelo mundo "sede, vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus"(Mt 5.48). A ética mundana resume-se em não fraudar ou tratar o outro com educação e delicadeza, mas a palavra do senhor vai mais além "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de cristo".(Gl 6.2).

                  Os padrões éticos consiste nos pilares de uma sociedade, sua ausência torna as relações humanas insustentáveis. Se na sociedade a ética é o alicerce, no reino de Deus ela é toda a construção, não pode haver brechas no padrão ético do crente no trato com o próximo.

                     

Comentários

Postagens mais visitadas