Deus aceita qualquer forma de adoração?



No Antigo Testamento o altar era um símbolo de adoração. A primeira coisa que Noé fez ao sair da arca foi construir um altar ao Senhor em reconhecimento a sua soberania (Gn 8.20). A Lei de Moisés instruía sobre como deveriam ser construídos os altares, o que demonstra que Deus não aceita qualquer forma de adoração.

As formas de adoração hoje são as mais diversas. Interpreta-se de forma errônea o versículo escrito pelo apostolo Paulo, “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2Co 3.17b). Porém o mesmo apóstolo escreveu “Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne” (Gl 5.13). As instruções dadas a Israel no antigo Testamento sobre como deveriam ser construídos os altares demonstram o zelo de Deus para que a adoração ao seu nome seja santa e irrepreensível “E, se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.” (Ex 20.25). As pedras usadas para construir o altar não poderiam ser cortadas ou modeladas. O senhor não queria que o povo imitasse a forma de adoração dos idólatras.

Frequentemente o povo de Deus procura imitar práticas mundanas e introduzi-las no culto ao Senhor. Um exemplo no antigo testamento ilustra esse fato “Então, o rei Acaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo um altar que estava em Damasco, o rei Acaz enviou ao sacerdote Urias a aparência do altar e o modelo, conforme toda a sua obra.” (2Rs 16.10). O rei mandou que o sacerdote Urias copiasse o altar que ele tinha visto em Damasco e colocasse no templo do Senhor e substituísse o altar de cobre ordenado na lei de Moisés pelo novo altar. (2Rs 16.11-18). Hoje da mesma forma o povo de Deus tem substituído a verdadeira adoração para imitar as práticas mundanas, o culto genuíno ao Senhor tem sido posto de lado e o secularismo invadiu a igreja.

“Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.” (Sl 89.7). Esse versículo nos inspira a adorar ao Senhor com reverência e nos ensina que a adoração ao Senhor deve ser digna do seu nome.

Comentários

Postagens mais visitadas