A lição do acampamento


              A travessia de Israel no deserto não ocorreu de forma desorganizada. Deus instituiu princípios que direcionaram o povo no caminho até a terra prometida. A ordem das tribos no acampamento nos ensina lições valiosas que são de substancial importância para a nossa vida espiritual.

              A disposição das tribos no acampamento facilitava sobremaneira a condução do povo por Moisés, levando-se em conta a enorme quantidade de israelitas. Cada tribo ocupava uma posição determinada em relação ao tabernáculo que ficava no centro. (Nm 2). As tribos de judá, Issacar e Zebulom ficavam ao leste do tabernáculo; as tribos de Rúben, Gade e Simeão ocupavam o sul do tabernáculo; as tribos de Dã, Aser e Naftali ficavam ao norte e as tribos de Benjamim, Efraim e Manassés ficavam ao oeste. No centro do acampamento ficava o tabernáculo, símbolo da presença de Deus, ao seu redor para que nenhum estranho chegasse ficavam os levitas. A tribo de Levi era a responsável pelos serviços internos do tabernáculo, eles consistiam numa espécia de guarda-costas dos utensílios sagrados, todo não-levita que usurpasse o serviço imposto a eles era morto.

               A maneira como o Senhor organizou as tribos no acampamento nos ensina que na sua obra deve haver planejamento e comprometimento dos seus servos para que o serviço seja eficiente. Imagine se não houvesse essa disposição das tribos como se conduziriam mais de 2 milhões de pessoas pelo deserto? o tabernáculo, símbolo da presença de Deus nos ensina que o Senhor deve ser o centro em todos os aspectos da nossa vida. Não pode existir em nossa vida nenhuma brecha onde quem governa é a nossa carne e não o Senhor. Se alguma tribo não respeitasse a sua posição no acampamento o exército israelita ficaria exposto, haveria uma brecha irreparável no acampamento. Quando algum aspecto da nossa vida não é guiado pelo Senhor a tendência é surgirem brechas em nossa estrutura espiritual que pode conduzir a nossa ruína. Um pequeno buraco numa parede parece inofensivo, mas essa pequena brecha pode abalar os alicerces e desmoronar a construção. 

              Que possamos zelar pela nossa estrutura espiritual, fortificando-a para que ela permaneça inabalável diante das investidas do inimigo e sempre tendo em mente que a obra do Senhor não é feita de qualquer maneira deve ser feita de forma organizada e eficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas