"eu sou a tua...herança"

                  Quando Israel conquistou a terra prometida ficou estabelecida a divisão da terra entre as tribos, cada tribo possuía uma porção de terra. No entanto os levitas não possuíam esse direito, como sacerdotes sua porção era o Senhor "Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel." (Nm 18.20). Os crentes em Cristo também são sacerdotes(1 Pe 2.9) e sua herança é o Senhor.

               Os levitas não tinham cidades próprias onde habitar. O crente não tem cidade permanente "Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. (Hb 13.14). Sua principal ocupação eram as tarefas diárias no serviço do tabernáculo, eles não podiam exercer um serviço secular para que a obra de Deus fosse realizada de forma eficiente. O crente em cristo não se ocupa com as coisas desta vida, não é atraído pelas propostas sutis do mundo e não emprega seu tempo em coisas fúteis a fim de realizar eficientemente a obra de Deus. Os levitas eram sustentados pelos dízimos entregados pelos israelitas sua herança era as coisas consagradas pelo povo de israel ao Senhor, inclusive o seu alimento (Nm 18.8-24). O crente em cristo não cobiça as riquezas terrenas, pois sabe que elas se enferrujam, são vãs. O crente age como Moisés que "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hb 11-24-26).

                       Quando compreendemos que a nossa herança é o Senhor as circunstâncias adversas não nos abaterão. Não importa a nossa necessidade o Senhor é a nossa porção, podemos ficar satisfeitos nele. Ele é fiel para suprir cada necessidade, ele não esquece os detalhes. Nada faltou a Israel em sua trajetória pelo deserto, nem a comida, nem as roupas e nem o calçado, Deus se importa com o nosso bem-estar de forma integral. Assim como Abraão foi consolado por essas palavras também podemos ser “depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão, em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gn 15.1). Somos peregrinos e estrangeiros aqui, estamos apenas de passagem, não precisamos nos preocupar em adquirir propriedades e estabelecer-se em um lugar a que não pertencemos, o nosso alvo não é parar e descansar em terra estranha, o nosso alvo é prosseguir em direção a nossa herança celestial.

                       "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por cristo jesus" (Fp 4.19). São todas as necessidades, o nosso Deus é a nossa herança, ele é o nosso pastor, nada nos faltará.
                       
                        

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas