"Deixando todo embaraço"

           A ordem de Deus era bem clara: "Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, lançareis fora todos os moradores da terra diante de vós e destruireis todas as suas figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição e desfareis todos os seus altos; (Nm 33.51b-52). Não poderia ficar nenhum vestígio da corrupção e iniquidade dos cananeus para que elas não servissem de laço para os israelitas.

                Israel não obedeceu a ordem de Deus. Eles não destruíram os cananeus completamente, muitos deles acabaram convivendo com os israelitas mesmo depois de israel conquistar a terra prometida "não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em jerusalém, até o dia de hoje. (Js 15.63). O número de cananeus era insignificante, talvez os israelitas achassem que eles não trariam prejuízos a nação e não os destruíram completamente, porém foram esses cananeus que trouxeram a destruição para israel, foram eles que ensinaram as práticas abomináveis que eles cometiam ao povo e que levaram o povo a adorar outros deuses. Os cananeus serviram de laço para israel, o povo deixou de viver uma vida íntegra, centrada em Deus e passou a cobiçar práticas pecaminosas que trouxeram ruína a nação. O envolvimento de israel com os cananeus foi tão intenso que eles passaram a cometer pecados piores do que os próprios cananeus.

                    O escritor aos hebreus nos exorta que "deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hb 12.1b). Assim como Israel devemos retirar da nossa vida tudo aquilo que possa comprometer a nossa integridade e nosso relacionamento com Deus. As vezes o que nos afasta de Deus são coisas inofensivas, assim como os cananeus eram inofensivos para israel, pode ser um relacionamento não saudável espiritualmente, um mau hábito, uma amizade com alguém que não compartilha nossos valores. A ordem de Deus também é clara para nós "deixando todo embaraço". Na verdade o que mais nos afasta do Senhor não é o pecado, mas o embaraço que nos conduz ao pecado. Nós podemos ver os efeitos prejudiciais do pecado, mas o embaraço nem sempre é perceptível. O inimigo procura alimentar a ideia de que certas coisas podem ser controladas, que não são ofensivas porque nós podemos não nos envolver tanto com elas, mas elas sempre nos envolvem e destrói nossa vida espiritual.

                         Procuremos viver uma vida íntegra vigiando para que nenhum tipo de embaraço possa nos conduzir a ruína espiritual, o povo de Israel serve-nos de exemplo, obedeçamos ao Senhor de forma completa.
                       

Comentários

Postagens mais visitadas