A glória da segunda casa será maior do que a primeira

                Quando iniciamos qualquer projeto e fracassamos nossa primeira atitude é abandoná-lo, achamos que todos os nossos esforços já foram empregados e que não adianta fazer mais nada. Porém a bíblia mostra projetos e vidas de pessoas aparentemente fracassadas que tornaram-se um sucesso maior do que o previsto simplesmente porque obedeceram a voz de Deus.

                 O profeta Ageu profetizou no período pós exílico, ou seja, no período posterior ao cativeiro de israel na babilônia. O povo precisava de alento espiritual, Israel não se parecia em nada com a terra que era antes do cativeiro. O templo de Salomão, uma das sete maravilhas do mundo antigo estava destruído, o orgulho da nação de israel estava em ruínas, como recuperar a auto-estima do povo? O Senhor, porém queria que israel levantasse suas mãos, deixasse o comodismo e reconstruísse o templo. Não importava se o novo templo seria um casebre comparado ao outro, Deus prometeu que "A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o Senhor dos exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos" (Ag 2.9). Deus consolou o povo, pois muitos estavam desanimados ao verem o novo templo e lembrarem-se do primeiro templo "Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? e como a vedes agora? não é esta como nada em vossos olhos, comparado com aquela?" (Ag 2.3).

                     Deus cumpriu a sua promessa em jesus, o primeiro templo não teve a honra de ter a presença do Senhor Jesus, a sua voz não ecoou no primeiro templo. No templo de Salomão a glória do Senhor encheu tanto as suas dependências que os sacerdotes não podiam estar em pé para ministrar, mas no segundo templo a glória de Deus personificada veio habitar entre o povo. Nossas contribuições na obra de Deus podem ser pequenas, podemos olhar para os outros e sentir-se como sentiram os israelitas ao verem o novo templo, inúteis e desanimados. Podemos ao fracassar na fé achar que o que fazíamos antes para Deus não se compara com o que fazemos hoje depois do fracasso, porém o Senhor nunca olha para o volume ou sofisticação da nossa obra, Deus não tem um medidor para quantificar o que fazemos para ele, seu critério não é quantitativo, basta refletirmos na história da viúva pobre (Lc 21.1-4).

                      A glória da segunda casa sempre será maior do que a primeira. Sansão matou mais gente na sua morte do que durante toda a sua vida, o propósito de Deus na sua vida não foi frustrado, ele foi levantado para destruir os filisteus e cumpriu o que Deus lhe reservara, o Senhor também cumprirá os seus propósitos em nossa vida.

Comentários

  1. A Paz de Cristo Jesus, vim lhe desejar um 2013 abençoado!!!

    Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Breve ELE virá, para arrebatar a Noiva, estejamos preparados neste ano que se inicia.

    A Propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite...
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Convido a visitar um outro blog, repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.
    Acesse:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas