"Deus usa as coisas loucas deste mundo"

             Na perspectiva humana talentos, habilidades e suficiência financeira são indispensáveis em qualquer tarefa, quem não possui as qualidades necessárias é descartado. No entanto na perspectiva divina a lógica se inverte "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;(1 Co 1.27).

             O profeta Elias estava desamparado sendo perseguido por Jezabel e sem ter para onde ir, o Senhor então ordena que ele se vá a Sarepta uma cidade que ficava em Sidom em território Fenício para que ali ele fosse sustentado. O interessante é que o Senhor não o enviou para o homem mais rico da cidade, mas a uma pobre viúva que não tinha condições de sustentar nem a si mesmo imagine o profeta (1 Rs 17.9). Porém Deus usou o pouco que a viúva possuía para prover as necessidades dela e de Elias (1 Rs 17.14). Gideão era uma pessoa comum, sua família era a mais pobre na tribo de Manassés e ele era o menor na casa de seu pai (Jz 6.15). Porém o Senhor o escolheu para liderar o exército israelita contra os midianitas, Gideão não precisava de habilidade para guerrear nem possuir grandes armamentos e nem de um grande exército, apenas obedecer a Deus.

               A bíblia também relata que Deus levantou um juiz em Israel para libertar o seu povo dos moabitas cujo nome era Eúde. No entanto Eúde tinha uma "deficiência" ele era canhoto, para os judeus ser canhoto era uma deficiência física, mas nem por isso o Senhor deixou de usá-lo. Ele matou o rei dos moabitas e libertou a Israel da escravidão (Jz 3.15-25). Esses exemplos bíblicos nos mostram que Deus usa a fraqueza humana pra demonstrar o seu poder, ele inverte a lógica das coisas pra confundir os sábios, ele usa pessoas de aparência insignificante para confundir os fortes. Como o apóstolo Paulo falou: "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1 Co 1.25). Isso tudo para que a glória que pertence a ele não seja transferida a ninguém.

               Deus nos usa mesmo sendo pequeninos e limitados, ele usa a nossa limitação para cumprir seus propósitos, tudo para que a glória seja dele "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Co 4.7).
             

Comentários

  1. Bem colocado , meu irmão ,jesus é um exemplo também , poderia ter nascido num berço de ouro ,mas não foi bem assim ,foi numa manjedoura.....foi humilhado , não viam beleza nele alguma...mas o pai o escolheu para ser reis dos reis ..Deus todo podereso/ ...e satanás que se achava o forte ,o grande.... hoje esta debaixo dos pés de jesus,,,,,,,Deus é maravilhoso.......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas