A bíblia ensina como falar
Umas das primeiras coisas que o ser humano aprende é falar. A fala consiste em em recurso essencial para comunicarmos com os demais, mas será que sabemos mesmo falar? será que falar é só emitir sons? quando Deus concedeu ao ser humano o dom da fala ele proporcionou ao mesmo tempo o dom de como usá-la? a bíblia ensina como usar esse precioso dom da maneira que Deus planejou.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". (Pv 15.1). Quem já discutiu com alguém que responde a seus insultos com calma e tranquilidade? isso é impossível a resposta branda minimiza a ira do outro, enquanto a resposta com hostilidade alimenta a raiva do outro. Nossa fala pode promover a reconciliação sem precisar de maiores esforços.
"O coração do justo medita no que há de responder" (Pv 15.28). O crente deve pesar suas respostas, deve analisar as consequências das suas palavras antes de responder. Nossa fala pode evitar que provoquemos um impacto negativo na vida das outras pessoas que pode tornar-se irreversível.
"Retém as suas palavras o que possui conhecimento" (Pv 17.27). Se você não tiver algo importante a falar, não fale. Se você não tem certeza de um acontecimento, não diga que aconteceu. Tem pessoas que simplesmente não podem estar caladas e falam tolices. A nossa fala deve ser instrumento de benção e não canal de bobagens.
O nosso silêncio pode ganhar uma alma. Em 1 Pe 3.1 a bíblia instrui a mulher que tem um marido descrente a ganhá-lo sem palavra, somente através do seu procedimento. Isso se aplica ao homem que tem mulher descrente. Evite palavras ofensivas, mesmo que sejam merecidas, cultive palavras de amor, nossa fala tem o poder de tirar uma alma do inferno.
A bíblia de uma maneira geral recomenda o uso moderado da fala, em provérbios está dito que nas muitas palavras não falta transgressão. Tiago expõe de maneira clara os malefícios que a nossa língua pode produzir. Nossas palavras devem ser ditas com o intuito de abençoar e no momento certo,como também diz em provérbios: uma palavra a seu tempo, quão boa é!.
Para concluir nada mais instrutivo do que as palavras do apóstolo Paulo "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29).
Comentários
Postar um comentário