A verdadeira vitória após a provação

                A provação é uma experiência inevitável na vida do crente. Todos os servos de Deus no passado e no presente tiveram essa amarga experiência em sua trajetória espiritual. A promessa bíblica é que um choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Porém em que consiste a vitória após a provação, será que o que estamos acostumados a escutar é o que realmente a bíblia demonstra?

                 Não podemos falar em provação sem falar de Jó. Este homem é o padrão para qualquer análise na demonstração de como Deus trata com o crente na adversidade. Hoje em qualquer pregação ou composição de hinos é frequente a ideia de que Deus concede vitória após a provação. Deus é aquele que vira o cativeiro, muda a situação adversa em prosperidade, cura a sua doença. Nada de errado nisso, porém cabe a reflexão se eu não receber essas coisas significa que fui derrotado na provação? a vitória após a provação necessariamente consiste em bençãos materiais ou saúde física? atrevo-me a dizer que a vitória após a provação nunca é isso. Voltando a Jó. O capítulo 42 versículo 10 do livro de Jó é famoso porque começa a contar como Deus virou o seu cativeiro. No entanto o cativeiro de Jó não muda nesse momento, mas sim no início do capítulo 42. Jó nesse momento reconhece sua ignorância sobre Deus e que a mente humana é por demais pequena para compreendê-lo, se Jó tivesse recebido tudo em dobro e não tivesse percebido isso ele teria sido derrotado na provação.

                 A provação é inevitável na vida do crente por isso. Não estou negando que Deus concede bençãos materiais a seus servos, mas isso não é a vitória que Deus quer dar a quem está sendo provado. Nossa vitória é contra nossa natureza pecaminosa, nosso egoísmo, nossa impaciência e nossa percepção de autossuficiência. Eu posso ser pobre hoje e amanhã tornar-me rico, posso estar doente e ser curado, posso estar desempregado e amanhã com uma vida estável financeiramente, mas se a minha natureza pecaminosa ainda predomina em minhas atitudes, eu não passei no teste de Deus. Considero as bençãos materiais como um "brinde" que Deus dá, o que pode ser exemplificado na vida de Salomão, ele não pediu riquezas ou a morte dos seus inimigos, mas pediu sabedoria, Deus além de concedê-la brindou-lhe com muitas riquezas. Acredito que o crente pode morrer sem nunca receber aquilo que ele pede a Deus, mas ele nunca morre derrotado, enquanto formos fiéis na adversidade nossa vitória é conquistada através do nosso caráter transformado.

                Deus concede bençãos a seus servos, se Deus lhe prometeu algo ele vai cumprir. Porém devemos perceber que mais importante do que isso é a nossa percepção da nossa dependência de Deus, quanto menos apegado as coisas terrestres e mais apegado as coisas de Deus estaremos perto de vencer.

                

Comentários

Postagens mais visitadas