Vencendo "Senaqueribe"

                    O livramento de Israel das mãos do rei Senaqueribe consiste em uma das histórias mais belas da bíblia. Não tanto porque um anjo matou 185 mil soldados assírios em uma noite, mas pelas lições que ela nos oferece e pelo vislumbre que ela nos dá da intervenção de Deus a favor de seu povo.

                      Essa história é repetida três vezes na bíblia: 2 Reis 18-20; 2 Crônicas 32.1-22; Isaías 36-37. A primeira lição que aprendemos é que Satanás usa as palavras para atingir a nossa mente e nos amedrontar e desanimar. A primeira coisa que o mensageiro do rei Senaqueribe fez foi colocar em dúvida o poder de Deus "Que confiança é esta que tu manifestas?" depois mentiu dizendo que o próprio Deus lhe tinha enviado para destruir Israel "O Senhor mesmo me disse: sobe contra esta terra e destrói-a." Depois mencionou as proezas do rei Senaqueribe ao vencer muitas nações e questionou se o Deus de Israel poderia livrá-los da sua mão. A segunda lição que aprendemos é que o rei Ezequias não ficou choramingando com as palavras de Senaqueribe, ele fez o correto "E aconteceu que, tendo ouvido isso o rei Ezequias, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco de pano grosseiro, e entrou na casa do Senhor". (grifo nosso). Ezequias não tinha recursos para vencer o grande rei Senaqueribe, alianças políticas não salvariam Israel, praticamente todas as nações tinham sido derrotadas pela assíria, a quem recorrer então? somente ao Senhor dos exércitos.

                    A terceira lição que aprendemos é que quando alguém afronta a glória de Deus não sobrevive. O rei Senaqueribe julgava-se maior do que Deus, o discurso que o Senhor proferiu através de Isaías foi de ira "Por causa da tua raiva contra mim e porque a tua arrogância subiu até os meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio, nos teus lábios e te farei voltar pelo caminho por onde vieste." A parte mais linda da profecia é essa "Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: não entrará nesta cidade, nem lançará flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará contra ela tranqueira. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará diz o Senhor." Entrou alguma flecha em Israel? algum soldado da assíria pôs os pés em Jerusalém? em um dia o exército da Assíria era composto por 185 mil soldados, no outro transformou-se em 185 mil cadáveres e o próprio Senaqueribe morreu em casa morto pelos seus próprios filhos.

                   Satanás perturba a nossa a mente através das palavras das outras pessoas, tenta convencer-nos de que o nosso problema é maior do que Deus, mas podemos confiar que quando a glória de Deus está em jogo nada nem ninguém sobrevive ao seu furor, vivemos para a glória de Deus assim os "185 mil soldados" que nos afrontam é com ele.

Comentários

Postagens mais visitadas