As vestimentas do crente

               A veste de uma pessoa indica traços característicos da sua personalidade. Existem diversos estilos de vestimenta e as pessoas os adotam baseados nas suas preferências pessoais ou baseados naquilo que a sociedade impõe. A bíblia traça o "estilo" das vestimentas cristãs baseado no caráter de Cristo.

               Colossenses 3.12-17 estabelece aquilo que o crente deve vestir: Entranhas de misericórdia. O crente deve ter compaixão uns pelos outros. Compaixão significa colocar-se no lugar do outro. Isso envolve uma atitude desprendida, não questionamos o mal que o irmão nos causou, mas temos compaixão dele, colocando-se no lugar dele e orando por ele para que ele se arrependa. Benignidade. Uma pessoa benigna é aquela que só faz o bem, mesmo quando é retribuída com o mal. Como diz o apóstolo: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12.21). Humildade. Humildade é uma característica basilar do crente, como o crente será parecido com Jesus sem ser humilde? Humildade é reconhecer que tudo o que temos e realizamos provém de Deus e com a ajuda do próximo, não somos uma ilha, dependemos uns dos outros e do Nosso Senhor. Mansidão. É suportar afrontas com paciência, não é covardia, mas é tomar uma atitude equilibrada. É não defender a sua "razão", mas preocupar-se com a glória de Deus. Longanimidade. É ter perseverança em meio as provações, não reagir de imediato quando ofendido, é seguir a atitude de Jesus que quando o injuriavam ele não injuriava.

              Essas são as peças do "guarda-roupa" do crente trazidos pelo texto bíblico em estudo. Todo crente em Jesus deve tê-las, não há nenhuma concessão na bíblia para a ausência delas. Elas determinam a identidade do crente, o crente é conhecido por elas. No versículo 14, Paulo ao concluir sobre os itens que compõe o vestuário do crente declara que devemos revestir-mo-nos, ou seja, por cima dessas peças devemos revestir-mo-nos, da peça principal: o amor. O amor é o vínculo da perfeição, une todas as peças para formar a vestidura do crente que reflete o caráter de Jesus. Assim como as vestes de uma pessoa pode dizer muito sobre ela, as vestes do crente o identificam. Quem pode retribuir o mal com o bem? quem pode sofrer afronta com paciência? quem é que tem compaixão do seu desafeto? somente o crente em Cristo e o mundo perceberá isso quando nos vestirmos corretamente.

                 Quais peças de "roupas" você está usando? suas "roupas" estão limpas ou já se contaminaram com a sujeira deste mundo? Suas "vestes" seguem o padrão estabelecido na bíblia ou segue a "moda", ou seja, a ideologia e as concepções do mundo? 

Comentários

Postagens mais visitadas