A retirada da glória de Deus

                O Profeta Ezequiel descreve um dos momentos mais críticos da história israelita, a retirada da glória de Deus do templo. Os pecados da nação se agravaram ao ponto de a glória de Deus não poder mais habitar entre eles. A glória de Deus pode sair de nossas igrejas se o pecado prevalecer.

                   A sequencia dos acontecimentos é essa: no capítulo 8 ver. 3,4 de Ezequiel está dito que a glória de Deus estava sobre "a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte". No capítulo 9.3 de Ezequiel "a glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, até a entrada da casa;" No capítulo 10.18,19 a glória de Deus saiu "da entrada da porta da casa e parou sobre os querubins."  Na continuação dos versículos está dito que os querubins levantaram as suas asas e pararam junto a porta oriental e a glória de Deus estava no alto sobre eles e por fim no capítulo 11 ver. 23 a glória de Deus se levantou da cidade e postou-se sobre o monte que está ao oriente da cidade, provavelmente o Monte das Oliveiras. A retirada da glória de Deus foi progressiva, ela foi se retirando pouco a pouco de cada compartimento do templo, até ficar de fora sobre um monte.

                 Traçando um paralelo com a igreja, a retirada da glória de Deus começa em nosso lar. O lar é o início do templo, o templo é apenas uma extensão da igreja que começa em nosso lar. Igreja aqui tem o significado de o conjunto de crentes, pois sabemos que a igreja somos cada um de nós. A glória de Deus sai do lar quando ela deixa de ser prioridade. Os pais não ensinam os filhos nos caminhos do Senhor, não há respeito mútuo entre o casal, não há adoração a Deus no lar. No templo a glória de Deus começa a ser retirada da liderança, os ministros de Deus são os maiores responsáveis pela saída da glória de Deus, por isso Tiago fala: "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo."(Tg 3.1). Para conservar a glória de Deus os líderes devem ter sabedoria e discernimento espiritual. A retirada da glória de Deus continua entre os crentes que deveriam ser exemplo, ou seja, os crentes mais "antigos". Antiguidade não é sinônimo de espiritualidade, mas deveria ser, um crente com anos de vida espiritual deveria ter experiências no relacionamento com cristo que o habilitassem a ensinar os outros, deveria ser sábio e sensível ao espírito santo. Por fim a glória de Deus é retirada da mocidade, quando crianças não são ensinadas, não existem referenciais para que possam seguir, o mundo os atrai, assim o futuro da igreja é prejudicado. É claro que não estou dizendo que a mocidade está isenta de culpa ou que são vítimas inevitáveis, estou apenas descrevendo como a glória de Deus é retirada da igreja. Individualmente a glória de Deus pode ser retirada de qualquer crente, mas quando analisamos o conjunto de crentes geralmente é assim que acontece.

                   A glória de Deus pode ser retirada da igreja, essa retirada é gradual, um fator leva a outro para que ela saia, ouçamos a maior profecia que consiste na própria bíblia para que possamos preservá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas