Aprendendo com os erros de Israel

              Quem deixaria de morar em uma casa mobiliada e com uma localização privilegiada para morar em um casebre localizado em um ponto de risco de desabamento? quem trocaria uma mesa farta para viver na escassez? quem deixaria de ter um "plano de saúde" divino para sofrer enfermidades? Israel fez algo parecido trocou o Senhor, o manancial de águas vivas por cisternas rotas que não retém as águas. (Jr 2.13).

              O povo de Israel possuía todas as bençãos do concerto com Deus, estavam livres das doenças que existiam no Egito, tinham garantida a derrota dos seus inimigos na batalha e a provisão de Deus em todas as suas necessidades. Porém, mesmo assim o povo se inclinou para os ídolos das nações ao redor. O profeta Jeremias destaca esse fato descrevendo o sentimento de Deus "Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito. Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor." (Jr 2.11-12). Não existia notícia de nenhum incidente onde uma nação pagã deixou de adorar seus ídolos para adorar outro deus, no entanto Israel que adorava ao único Deus verdadeiro deixou-o para adorar ídolos de pedra e madeira. O motivo para isso pode ser explicado pela tendência inata do ser humano de querer servir a Deus e ao pecado ao mesmo tempo, os ídolos ofereciam essa oportunidade.

             No Novo Concerto acontece o mesmo. Os crentes estão trocando Deus por coisas fúteis. Quantos impedem a obra de Deus em suas vidas por estarem envolvidos com as "cisternas rotas" do mundo. Nós nos preocupamos em aumentar nossa conta bancária, mas não nos preocupamos em aumentar nossa comunhão; nos preocupamos em vestir uma roupa elegante no culto, mas não nos preocupamos em adorar no culto; nos preocupamos em adorar nossos "ídolos" e Deus fica em segundo plano. Essa atitude é a mesma de Israel, trocar algo seguro e eterno por algo instável e transitório. Infelizmente essa atitude predomina em nossas igrejas, o eterno deu lugar ao terreno, as coisas realmente importantes deu lugar as futilidades. Existem pregações, hinos, livros que ensinam como ter sucesso profissional, prosperidade financeira, estratégias para aumentar a quantidade e não a qualidade dos membros da igreja, mas não instruem sobre a preparação para a volta de jesus e o sucesso na vida espiritual.

              O povo de Israel nos traz muitas lições, infelizmente não por seus acertos, mas por seus erros. O apóstolo Paulo no capítulo 10 de 1 Coríntios descreve os erros de Israel que devemos evitar "Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles;"

Comentários

Postagens mais visitadas