Ortodoxia X Emocionalismo
A palavra ortodoxia é formada por dois prefixos gregos e denota aquilo que segue as regras tradicionais, o padrão convencional. Nesse texto significa aquilo que está de acordo com o padrão bíblico. Emocionalismo, como o próprio nome indica, significa aquilo que provoca emoção, aquilo que apela para os nossos sentidos. Diante disso, estabeleço o seguinte questionamento: porque a maioria dos crentes preferem uma pregação que provocam emoção e desprezam uma pregação ortodoxa?
Primeiro estabeleço aqui o padrão bíblico de uma pregação, podemos encontrá-lo em Neemias capítulo 8.5,8: "E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; Porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E leram no livro, na lei de Deus; e, declarando, e explicando o sentido, fazia que, lendo, se entendesse." A pregação bíblica deve ser expositiva. Nesta passagem Esdras lia a lei do Senhor e explicava o sentido para que o povo entendesse. Simples assim. Jesus pregou assim (Lc 4.17-32); Pedro pregou assim (At 3.12-26); Estevão pregou assim (At 7). A bíblia não diz que na pregação deve-se empregar retórica, mudar o tom de voz para sensibilizar o povo, contar experiências pessoais e "aumentar" o seu conteúdo interpretando a experiência como se fosse espiritual para a emocionar a "platéia", usar ilustrações exageradamente em detrimento do texto bíblico. A pregação deve expor o sentido do texto bíblico que está sendo pregado, só isso. Recursos podem ser usados para esclarecer o sentido do texto, porque esse é o objetivo da pregação, outros recursos são humanos e como são humanos só servem para emocionar, não transformam o caráter do ouvinte, como a pregação bíblica.
Porque reuniões de "avivamento" são mais populares do que reuniões de estudos bíblicos? Porque nas reuniões de "avivamento" comparecem 100 pessoas e nas reuniões de estudos bíblico só comparecem 10? Primeiro explico o uso das aspas, as reuniões de avivamento de hoje não são reunião de avivamento coisa nenhuma, reuniões de estudo bíblico sim, são reuniões de avivamento. As reuniões de "avivamento" são mais populares porque não é priorizado a mudança de caráter do crente, a espiritualidade é confundida com barulho e o falar em línguas. Não é ensinado, na verdade não há ensino nenhum, que os dons espirituais devem ser usados para transformar o caráter do destinatário da mensagem. Nas reuniões de "avivamento" não há espaço para meditação, somente euforia e movimento e todo mundo gosta disso. Nas reuniões de "avivamento" são estabelecidas as "fórmulas" para se conseguir "poder", ore 13 horas por dia, ore em um monte, jejue três vezes por semana e todo mundo fica encantado querendo cumprir essas fórmulas e ser cheio de "poder" igual ao pregador. Isso é ridículo, o pentecostalismo não é isso, se eu conheço o Deus da bíblia ele deve está com o estômago revirado e prestes a vomitar esse tipo de pentecostes.
Não existe estilos de pregação e estilo de pregadores, isso é invenção humana, é claro que cada pregador tem sua personalidade e Deus o usa de acordo com ela, mas o resultado deve ser sempre o mesmo uma mensagem expositiva que transforma o caráter do ouvinte, eu sei que a maioria não vai gostar desse texto, mas não importa isso prova que esse texto está enquadrado na ortodoxia bíblica.
Comentários
Postar um comentário