O único gigante é o medo

               Você já deve ter ouvido falar que a bíblia repete 365 vezes a mensagem "não temas" e suas variantes. É verdade, não é lenda, existe uma mensagem de "não temas" na bíblia para cada dia do ano. O medo é o único gigante, através da bíblia vemos Deus procurando eliminá-lo na vida de seus servos para que eles enfrentassem qualquer batalha com todo o potencial que ele nos concedeu.

                 Os cananeus eram um povo numeroso, experientes na guerra, com armas e carros sofisticados em comparação com a nação israelita. Quando Josué enviou os 12 espias para Canaã eles perceberem esse fato e desanimaram "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." (Nm 13.31b). Calebe, no entanto, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela."(Nm 13.30b). Qual a diferença entre os espias desanimados e Calebe? Os espias estavam com medo, Calebe não. O gigante não era os cananeus, mas o medo que os israelitas sentiam. Como Davi, um jovem de 17 anos conseguiu derrotar o gigante Golias? porque seus irmãos que eram mais velhos e fortes fisicamente do que ele não enfrentaram o gigante? porque seus irmãos se curvaram diante do medo, Davi foi valente. Nossa visão e audição são atraídas pelo medo. Quando vemos algo que nos provoca insegurança e instabilidade o medo tem porta aberta para o nosso coração. Quando ouvimos palavras de desestímulo somos atacados pela paralisia inerente ao medo e somos derrotados. Não era a situação ou a dificuldade que eram insuperáveis, mas o medo nos derrota.

                  O que provoca o medo é a ausência de uma base onde possamos nos sustentar, o sentimento de descontrole diante de uma situação e a falta de recursos para resolvermos o problema. Deus provê tudo isso para nós. Veja que os espias não tinham uma base onde se sustentar "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." Calebe e Josué, porém, estavam firmados em uma rocha inabalável "Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais; (Nm 14.9b). Os israelitas viam os carros de ferro e a estatura dos cananeus, Calebe e Josué viam que Deus estava com eles e os cananeus estavam indefesos. Davi poderia achar que estava em um lago pantanoso pronto para se afundar quando enfrentou o gigante, poderia achar a situação incontrolável e sem recursos para enfrentá-lo, mas afirmou: "Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; Mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1 Sm 17.45). Deus não deu armas celestiais a Davi, Golias não ficou pequeno, Davi não cresceu, simplesmente Davi não teve medo, pois Deus estava com ele.

                  Quando percebemos que o único gigante que temos que derrotar é o medo e que pelo fato de Deus estar conosco não devemos temer nada, a realidade da presença de será mais intensa em nossa vida e os problemas voltarão ao seu tamanho original.

Comentários

Postagens mais visitadas