Crentes "aprumados"

                 O capítulo 7 do livro de Amós descreve uma visão do profeta onde Deus lhe mostrou ele próprio com um prumo na mão em cima de um muro alinhado com esse prumo. O Prumo é um instrumento usado na construção civil para alinhar as paredes de uma construção para que ela não desabe. A visão ensinava que Deus usou um prumo para medir Israel e a nação não estava "alinhada".

                       Israel estava "desaprumado", logo seria destruído. Deus também usa um prumo para medir a sua igreja. A filosofia do mundo rejeita padrões absolutos. Infelizmente, essa filosofia entrou na igreja. Não existe mais padrão de adoração, padrão de culto, padrão de louvor e até mesmo padrão de conduta cristã. Não existe um prumo que "alinhe" essas práticas no padrão bíblico. A ideia de que Deus aceita qualquer tipo de adoração permite a imitação descarada de práticas mundanas. Porém, a bíblia é explícita ao declarar um padrão de adoração. No antigo Testamento, o altar era um símbolo de adoração. Quando alguém queria reverenciar a Deus construía um altar. No entanto, Deus estabeleceu instruções específicas para a construção desses altares para que ele aceitasse a adoração. (Ex 20.25). Outra forma de adoração era através do altar do incenso. Deus também estabeleceu instruções para os ingredientes deste incenso, o perfume exalado por ele deveria ter especiarias aromáticas específicas (Ex 30.35-38). Não adianta dizer que essas instruções somente se aplicam no Antigo Testamento, a bíblia é una, não existem duas bíblias. Os princípios subjacentes a cada prática na antiga aliança são válidos hoje. Em 1 coríntios 14.26, Paulo ensina sobre os elementos de um culto, ele não fala em apresentações de talentos, entretenimento ou um culto centrado no homem.

                           Em Colossenses 3.16, Paulo estabelece o padrão para o louvor. O louvor ou os hinos devem ter como único objetivo cantar ao Senhor com graça e ensinar o povo de Deus. No início do versículo Paulo ordena que a palavra de cristo habitasse nos colossenses abundantemente. Isso quer dizer que o louvor deve ser produzido por alguém que tem a palavra de Cristo dentro de si abundantemente. Os hinos devem passar pelo "prumo" da doutrina bíblica. Por fim, é óbvio que Deus estabeleceu um padrão para a vida do crente em todos os seus aspectos. Não existe relativismo moral entre os crentes. Não existe a filosofia de que tudo o que me faz feliz é permitido. Não existe essa história de que Deus é bom e tolera pecados inofensivos. Deus sempre vai ter um "prumo" em suas mãos. Em qualquer lugar ou época. A bíblia nos trata como edifício de Deus (1 Co 3.19). O edifício de Deus precisa estar alinhado. Não pode ser torto, se inclinar para um lado, se não sua queda será inevitável. 

                               Como edifício de Deus devemos estar alinhados com os padrões estabelecidos em sua palavra. Devemos ser crentes "aprumados".

Comentários

Postagens mais visitadas