Por que os crentes se desviam?

                 O número de desviados é quase a mesma quantidade ou até mesmo superior aos convertidos em muitas igrejas. Por que isso acontece? Não tenho a pretensão de responder a essa pergunta, mas algumas hipóteses podem ser levantadas para explicar esse fenômeno.

               Discipulado ineficiente. Talvez o motivo principal do desvio de muitos crentes. Quando alguém aceita a Jesus é como uma criança que necessita de cuidados básicos. A igreja não supre essas necessidades devidamente e o novo convertido sucumbe diante das ofertas do mundo. Discipulado envolve: ensino, aconselhamento, encorajamento e apoio específico. Não adianta aplicar essas tarefas a um grupo de pessoas, o discipulado deve ser aplicado a cada um, individualmente. Um modelo de algumas denominações é subdividir a liderança para que cada líder tenha condições de atender cada membro individualmente.

                 Motivos errados. A pessoa aceita o evangelho como uma filosofia de vida, uma religião. Não aceita o estilo de vida imposto por uma vida regenerada em Cristo. Ser crente para ele é um hábito cultural, é seguir a moda. Quando entra na igreja e percebe o que a vida do salvo requer abandona o evangelho, não era o que ele imaginava.

              Emocionalismo. Os cultos em muitas igrejas apelam em demasia ao emocionalismo. Os hinos são um verdadeiro culto à personalidade, as bençãos que o crente tem "direito". Na pregação são usados métodos de retórica que somente atingem os sentimentos das pessoas e não a sua alma. Esse ambiente acaba estimulando inconscientemente o descrente a aceitar a Jesus, porém esse estímulo é apenas sensorial. A conversão só é operada quando há a operação do espírito santo convencendo do pecado.

                  Mau testemunho. O novo convertido não entende como um crente pode se comportar da mesma forma como ele se comportava no mundo. Alguns tomam essa atitude por ter uma ideia errada de que os crentes são perfeitos, não falham. Porém, o que é triste é que a incompatibilidade entre a teoria e a prática na vida de muitos crentes realmente acaba provocando o desvio de muitos. 

                 Ênfase nas experiências. Nas igrejas pentecostais especificamente pode haver uma ênfase maior na busca pelas experiências sobrenaturais em detrimento do ensino bíblico. A experiência espiritual é importante, mas quando desacompanhada de um ensino bíblico eficaz produz apenas uma conversão passageira. O batismo com o espírito santo é um recurso para o crente servir a Deus, não o fim último da vida cristã. O novo convertido precisa ser ensinado a lidar com questões práticas do seu dia-a-dia biblicamente e se não for ensinado não adianta experiência sobrenatural nenhuma.

                 Esses pontos isoladamente ou conjuntamente podem explicar porque os crentes se desviam, porém isso varia de uma igreja para a outra.

Comentários

Postagens mais visitadas