Análise de Atos 13.2,3

                    A análise do capítulo 13, versículos 2 e 3 do livro de Atos dos Apóstolos fornece lições básicas sobre como Deus age na obra missionária.

              E, servindo eles ao senhor, e jejuando(...) Na igreja de Antioquia havia profetas e doutores, todos estavam servindo ao Senhor. Deus não convoca missionários que estão desocupados em suas igrejas, na verdade o missionário que é chamado por Deus é aquele que a igreja sentirá mais falta por ser de grande utilidade no serviço da mesma. Há pessoas que querem atuar em missões na Bolívia, Venezuela, China, mas não se dispõe a ajudar na evangelização do seu próprio bairro ou cidade. Deus não chama desocupados.

              Disse o Espírito Santo apartai-me a Barnabé e a Saulo(...) O espírito santo é quem comissiona os obreiros para a obra missionária, não é a vontade do ser humano, não é a vontade do pastor. O espírito santo escolhe soberanamente. O escolhido não é o mais rico, o mais inteligente, o de maior influência na igreja, o escolhido será convocado soberanamente pelo espírito santo.

           Para a obra a que os tenho chamado(...) O espírito santo escolhe para uma obra determinada. Não adianta o obreiro ir para um lugar onde segundo a sua visão a situação espiritual é mais carente, ele deve ir para a obra que o espírito santo o chamou. Algumas vezes durante as viagens missionárias de Paulo o espírito santo o impediu de visitar certos lugares e o direcionou a ir a outros. O obreiro deve obedecer ao chamado do espírito santo para uma obra específica.

                   Então, jejuando e orando, e pondo sobre ele as mãos, os despediram. Neste trecho se encontra a responsabilidade da igreja. A igreja deve "despedir" o obreiro, deve abençoá-lo, orar por ele e ajudá-lo emocionalmente e financeiramente. A obra missionária não é feita pelo obreiro de forma isolada ou exclusiva, o missionário é apenas o representante da igreja no lugar que ele irá. Na Bolívia, no Japão, na Amazônia não é o missionário João, José que está presente, mas a sua igreja, todos os crentes presentes através da pessoa que o Senhor convocou.

                 A obra missionária não se executa através de uma só pessoa, a igreja de Cristo na terra tem a responsabilidade conjunta nesta tarefa. O espírito santo escolhe e determinada a obra que será realizada, a igreja acolhe a chamada do espírito santo envolvendo-se ativamente nessa grande obra.

Comentários

Postagens mais visitadas