"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional"

           A fome pela palavra de Deus é um sintoma da nossa vitalidade espiritual. O crente que deseja ardentemente conhecer e crescer em conhecimento de Deus demonstra que está vivo espiritualmente. O contrário disto, ou seja, a indiferença para com a palavra de Deus demonstra uma vida espiritual prestes a ser extinta.

            O apóstolo Pedro em sua carta usa uma linguagem elucidativa para ilustrar o desejo do crente pelas coisas espirituais "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" (1 Pe 2.2). A criança recém nascida deseja naturalmente o alimento que lhe irá dar crescimento. Ninguém precisa obrigar a uma criança pequena a tomar leite, em regra é um instinto natural do ser humano se alimentar do leite materno. O crente que realmente tem uma conversão genuína procurará naturalmente se alimentar da palavra de Deus, ninguém precisa o obrigar a fazer isso, é algo que o espírito santo o impulsiona a fazer. Quando cresce o ser humano troca o leite por alimentos sólidos, também isso é algo natural. Quando era bebê o ser humano não tinha condições de se alimentar de alimentos sólidos, sua constituição física não permitia. Da mesma forma o crente recém convertido somente se alimenta dos princípios básicos da nossa fé ainda não está preparando para absorver doutrinas mais complexas. Essa é a ordem natural das coisas, porém nem sempre acontece "Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis" (1 Co 3.2).

          Não é qualquer "leite" que devemos nos alimentar. O apóstolo Pedro ordena "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado". O leite racional é a palavra biblicamente legítima que se harmoniza com o texto bíblico, é a palavra que faz crescer espiritualmente "para que por ele vades crescendo". O "leite" falsificado só produz um conhecimento superficial, só atinge o nosso cérebro, ou seja, nossas emoções e intelecto. Seus efeitos são passageiros. O leite racional, ao contrário, tem um efeito permanente, atinge o nosso ser por inteiro: corpo, alma e espírito. O "leite" falsificado é recorrente no meio cristão, pode se apresentar através de heresias, desvios da doutrina apostólica; técnicas psicológicas que aliviam o oprimido apenas momentaneamente; filosofias humanistas que ensinam apenas como ter sucesso na vida terrena sem se preocupar com a vida espiritual. Infelizmente o "leite" falsificado é o preferido dos crentes. Quando pela ordem natural das coisas e aqui eu falo do mundo espiritual, deveríamos preferir o "leite" racional pela sua consistência e sabor, acabamos preferindo imitações baratas.

               O desejo pelas coisas espirituais deve ser ardente no crente, deve ser algo incontrolável no sentido de que ele busque incansavelmente se aperfeiçoar como cristão e representante do Reino de Deus na terra. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obtrigada por esse ensinamento muito me enriqueceu. Deus lhe abençoe.

      Excluir
  2. Louvado seja Deus ótimo ensino, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, E CAPACITANDO DENTRO DA PALAVRA, A FIM DE LEVAR CONHECIMENTO E ELEVO ESPIRITUAL AOS LEITORES E OUVINTES DE VOSSO ENSINAMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Glória seja dada ao Senhor e Salvador Jesus Cristo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas