Ser liderado não saiu de moda

        A submissão está fora de moda nos dias de hoje. As pessoas estabelecem suas próprias regras. Vivem de acordo com seus conceitos e ideias. Não adotam referências de condutas para suas vidas. Porém, no Reino de Deus ser liderado não está fora de moda. A submissão à liderança é um valor cristão e traz bençãos para quem a obedece.Um ato de insubordinação trouxe o pecado ao mundo. Adão e Eva não se submeteram à liderança do Senhor e morreram espiritualmente. Alguns exemplos bíblicos demonstram o valor de ser liderado e como isso traz bençãos para o crente. 

          Moisés e Josué. Josué era um servo fiel. Ele acompanhou Moisés em todos os grandes eventos da história de Israel. Um dos mais importantes foi quando Moisés subiu o Monte Horebe e ficou 40 dias na presença de Deus. Josué foi o único que acompanhou o profeta. "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus." (Ex 24.13). Quando Deus disse a Moisés que ele não entraria na terra prometida ele indicou de imediato Josué como seu sucessor "Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele fará herdar a Israel." (Dt 1.38). Josué foi escolhido porque mostrou diligência em seu serviço. Assumiu a sua posição de liderado e quando chegou o tempo de Deus assumiu a liderança.

          Elias e Eliseu. Elias realizou grandes milagres e foi um profeta ousado que combateu sem rodeios o pecado em Israel. Deus iria tomá-lo para si ele não provaria a morte. Os profetas que eram membros da escola de profetas instituída em Israel sabiam disso "Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: sabes que o Senhor hoje tomará o teu Senhor por sobre a tua cabeça? e ele disse: também eu bem o sei; calai-vos." (2 Rs 2.5). Eliseu então não se apartou de Elias em nenhum instante, mesmo quando Elias insistiu para que ele o fizesse: (2 Rs 2.2); (2 Rs 2.4); (2 Rs 2.6). O liderado não se aparta do seu líder porque sabe que a unção de Deus está obre a sua vida. Eliseu foi recompensado ao receber porção dobrada do espírito que estava sobre Elias. (2 Rs 2.9-12)

           No Novo Testamento o apóstolo Paulo aparece como um grande líder. Ele teve diversos liderado que contribuíram grandemente em seu ministério. Podemos destacar Timóteo, Tito, Epafrodito, Lucas, Silas. Nenhum deles invejou o sucesso ministerial do apóstolo. Nenhum deles questionou a sua liderança. Todos foram bem-sucedidos em seus ministérios. Em um mundo onde a obediência à autoridade é considerado algo retrógrado, a igreja do Senhor deve demonstrar os benefícios em obedecer. Cremos que quem levanta líderes é o Senhor. Eles podem até não ter as qualificações que desejamos que eles possuam, mas eles possuem a qualificação essencial: foram colocados por Deus nesta posição. A rebeldia é obra de Satanás. Tomemos cuidado!

Comentários

Postagens mais visitadas