Deus não quer que você se sinta seguro

           O ser humano sempre busca o controle da sua vida, quando algo sai dos eixos nos desesperamos. Pode parecer surpreendente, mas Deus não quer que nos sintamos seguros. Quando temos segurança tornamo-nos autossuficientes e não dependemos de Deus. Deus sempre tratou seus servos de maneira que eles dependessem de seu controle e não dos seus próprios esforços.

              Davi tinha um reino próspero e um exército numeroso. Em 2 Samuel 24 Davi mandou Joabe, príncipe do exército de Israel, numerar todas as tribos. Passaram-se quase dez meses para a contagem ser efetivada. Após a contagem, o coração de Davi encheu-se de remorso e ele confessou o seu pecado ao Senhor. Não é dito qual era a intenção de Davi ao contar as tribos e porque ele pecou, porém podemos inferir que um dos motivos pode ter sido o orgulho do rei e a sua confiança no seu grande exército e não no Senhor. Davi queria saber o número do seu exército para sentir-se seguro quando fosse empreender uma batalha. Deus repreendeu Davi e lhe deu três opções de castigos: sete anos de fome; três meses de perseguição por parte de seus inimigos ou três dias de peste enviadas por Deus. Davi escolheu a terceira opção.

                  Em 2 Crônicas 16 está escrito que o Rei Baasa de Israel entrou em guerra com Asa, Rei de Judá. O Rei Asa então tirou a prata e o ouro dos tesouros da casa do Senhor e o enviou a Ben-hadade, Rei da Síria para que a Síria fizesse aliança com Judá contra Israel. O Senhor, porém, não gostou da atitude do Rei Asa e usou um profeta para repreendê-lo: "Naquele mesmo tempo veio Hanani, o profeta, ter com Asa, Rei de Judá, e lhe disse: Porque confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou das tua mãos." (2 Cr 16.7). Se Asa tivesse confiado no Senhor e não nos recursos do rei da Síria Deus teria lhe entregado até mesmo o próprio exército sírio nas suas mãos.

               Abraão ao migrar para o Egito pediu a sua esposa Sara para contar uma meia verdade ao dizer que ela não era a sua esposa, mas sua irmã. "Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; (...) Dize, peço-te, que és minha irmã" (Gn 18.11,13a). Abraão não dependeu de Deus nesta situação, mas confiou no seu artifício mentiroso.

                 O Rei Salomão ao casar com mil mulheres também revelou sua confiança em seus próprios recursos, pois muitos desses casamentos foram celebrados para estabelecer alianças políticas com as nações em redor de Israel.

               No capítulo 7 de Juízes está escrito uma história bem famosa, a guerra entre Israel e os midianitas e a vitória de Gideão e o exército de Israel com apenas 300 homens. Originalmente o exército contava com 32 mil homens, porém através de um processo seletivo bem peculiar apenas 300 sobraram. Gideão não poderia confiar no seu exército pequenino, sua única saída era confiar que Deus comandaria Israel e com 300 homens Israel foi liberto do jugo dos midianitas.

              No dia que nos sentirmos seguros com nossos recursos podemos esperar que Deus fará alguma coisa para que as coisas saiam dos eixos e percamos o controle da nossa vida. A sua misericórdia providenciará para que não reste outra saída senão dependermos dele e assim seremos felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas