O que significa remir o tempo?

      Efésios 5.15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios. Remindo o tempo, porque os dias são maus.” Há traduções que substituem o termo “remir o tempo” por “aproveitando cada oportunidade”.
     A palavra remissão que deriva de remir tem o sentido de resgate, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem http://www.significados.com.br/remir/. Na Lei de Moisés, existia o ano da remissão. Nesse ano, todos os escravos deveriam ser libertos e ainda seus senhores deveriam pagar uma espécie de tempo de serviço. Portanto, remir o tempo tem o sentido de ter domínio sobre o tempo. O tempo deve ser nosso escravo e não o contrário. Paulo acrescenta ainda outro motivo para remirmos o tempo: Porque os dias são maus.
       Porque esse assunto é importante? porque em nossos dias somos escravos de nossas atividades e não aproveitamos as boas oportunidades. Jesus ensinou sobre controlarmos o estresse “Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ao que ele lhes disse: Vinde a vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.” (Mc 6.30,31).
      Não devemos empregar nosso tempo em futilidades. Lemos na bíblia que Esaú trocou o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Trocou algo extremamente valioso por algo vão e passageiro. Porém, fazemos a mesma coisa quando trocamos os tesouros espirituais por coisas supérfluas deste mundo. Quantos não trocam a meditação bíblica por um filme mundano? Quantos não vão aos cultos para assistir um capítulo de uma novela? trocam os tesouros celestiais por um prato de lentilhas.
     O tempo é valioso porque nossa vida é como um sopro. Quando temos saúde e juventude a vida aparenta ser eterna. Mas, como uma flor que nasce hoje e amanhã murcha, assim é a nossa vida. E temos que prestar contas do nosso tempo que Deus nos concedeu. O que temos ajuntado nele: pedras preciosas ou palha que logo perece?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas