Excelência no ministério: O que mais importa forma ou conteúdo?

    É popular a frase: "Deus recebe o que você faz para ele, Deus não se importa como você faz". Está implícita nessa frase a ideia de que Deus não se importa com a forma e sim com o conteúdo. O importante é a mensagem! Porém, a Bíblia contradiz essa ideia.

      Deus sempre preza pela forma e pelo conteúdo. Foi assim quando ele deu ordens a Moisés para a construção do tabernáculo que além de servir de templo de adoração no deserto era uma verdadeira obra de arte. Os materiais usados eram caros: Ouro, prata e bronze. Os tecidos tinham tonalidades de cores diferentes: estofo azul, carmesim (que era vermelho)  e a púrpura que era mais parecido com roxo. Além do branco. Além disso a madeira utilizada na construção era de altíssima qualidade era madeira de acácia que era muito resistente e protegia contra insetos. Imagine uma obra dessa em meio ao deserto com o sol refletindo suas cores! Uma verdadeira obra de arte!

       O salmo 33.3 não é muito mencionado, mas ele proclama algo interessante "Salmos 33: 3. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. A versão Revista e Atualizada diz: "tangei com arte." Ou seja, não basta tocar para Deus é preciso tocar com qualidade. O salmo 119 é famoso por ser o maior salmo da Bíblia. São 176 versículos. Seu conteúdo é magnífico fala sobre os benefícios em obedecer a palavra de Deus. Mas, você sabia que cada grupo de 8 versículos desse salmo começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico? O primeiro grupo de 8 versículos começa com a primeira letra do alfabeto hebraico, o segundo grupo de 8 versículos começa com a segunda letra, o terceiro grupo de 8 versículos começa com a terceira letra e assim sucessivamente. Já pensou na dificuldade de fazer isso? É preciso um exercício criativo enorme. É Deus não se importa só com o conteúdo mesmo!

     Isso deve nos levar a refletir sobre a produção de arte em nossas igrejas. Tanto a produção musical, literária, teatral etc. O quanto de excelência estamos empregando nessas produções. A frase "Deus recebe de qualquer jeito" é uma desculpa para a preguiça e o desleixo na obra de Deus. É triste quando o mundo produz algo melhor do que nós. Obviamente não estou dizendo que Deus não recebe um louvor desafinado, ou o louvor de um conjunto sem harmonia. Porém, se temos recursos para fazer o melhor para Deus porque não fazemos? A viúva pobre não foi louvada por Jesus porque ela deu pouco ela foi louvada porque ela deu o melhor que ela tinha. Quando temos recursos para oferecer o melhor para Deus e oferecemos algo inferior estamos pecando e não adianta apresentar a justificativa de que Deus recebe de qualquer jeito.

       Deus preza tanto pela forma quanto pelo conteúdo. Ele dá os recursos necessários para o servirmos com excelência.

Comentários

Postagens mais visitadas