Por que "ficar" é pecado?

A Bíblia obviamente não trata desse assunto. Na verdade a Bíblia não trata nem mesmo de namoro. Esses tipos de relacionamentos não existiam nos tempos bíblicos. Por isso devemos utilizar princípios gerais extraídos do conjunto dos ensinamentos bíblicos para posicionarmos sobre o tema. Porque "ficar" é pecado?

1. Porque um relacionamento sem um compromisso não tem nada a ver com o caráter de Deus. Esse princípio por si só já seria o bastante para nem considerarmos ficar com alguém. Já pensou Deus aceitando um relacionamento com ele baseado apenas em um dia ou em uma noite? Você pode me servir essa noite depois pode pecar à vontade! Não dá para imaginar porque isso não tem nada a ver com o caráter de Deus. Deus estabelece deveres e responsabilidades em todos os tipos de relacionamentos. O "ficar" não exige responsabilidade alguma. Deus estabelece deveres no relacionamento entre pais e filhos (Cl 3.20-21; Ef 6.1-4); Entre casais (Cl 3.18-19; Ef 5.22-33); Entre patrões e empregados (Cl 5.22-25; Ef 6.5-9); Entre amigos ou irmãos (Ef 4.25-26). Ou seja, não existe nenhum tipo de relacionamento que Deus não estabeleça responsabilidades. 

2. O "ficar" geralmente tem o propósito de suprir uma carência emocional. As pessoas geralmente "ficam" porque estão carentes emocionalmente e procuram satisfazer essa carência em um relacionamento supérfluo. Porém, Deus quer ser o único a satisfazer nossas carências. Não podemos buscar suprir as nossas necessidades em qualquer outra coisa a não ser em Deus. Ele deve ser o nosso supremo bem "Salmos 16: 2. Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem." Quando procuramos satisfazer nossas necessidades em algo ficamos dependentes disso e a nossa dependência deve ser exclusiva em Deus.

3. Quando "ficamos" com alguém corremos o risco de despertarmos uma expectativa na outra pessoa que não temos a intenção de corresponder. Alguém pode argumentar que foi honesto com a outra pessoa. Nunca disse a ela que queria um relacionamento sério. Porém, a outra pessoa pode alimentar uma expectativa secreta de que "ficando" o outro pode mudar de ideia e ela pode conquistá-lo. Esse risco, por si só, já é o bastante para não cultivarmos esse tipo de relacionamento. O amor cristão nos faz ser tão cautelosos em não magoar ninguém que não corremos nem o risco de isso acontecer. 

4. O "ficar" pode ser um artifício para driblar a proibição de manter relações sexuais antes do casamento. O jovem cristão é consciente da ordem bíblica de manter relações sexuais apenas no casamento.  O "ficar" pode ser uma maneira de fugir dessa proibição permitindo-se comportamentos sexuais Ilícitos sem necessariamente manter a relação sexual propriamente. Sabemos que o pecado na área sexual não consiste apenas na consumação do ato. Há várias maneiras para criar-se estímulos sexuais. E as pessoas quando "ficam" geralmente procuram isso afinal ninguém está apaixonado é só um momento de prazer passageiro.

 Esses são alguns motivos porque entendo que "o ficar" é pecado. Nunca devemos esquecer que o nosso propósito na terra é refletir o caráter de Cristo e esse reflexo ficará bastante evidente em como bos relacionamentos com os outros.

Comentários

Postagens mais visitadas