"Devieís ser mestres pelo tempo"

  





  No capítulo 15 de João Jesus usa uma ilustração para explicar a relação do crente com Deus. Ele compara os cristãos como galhos de uma videira. O que eu quero destacar dessa passagem é o seguinte trecho: João 15: 2. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

      O galho que não dá fruto recebe uma sentença clara: será tirado ou cortado. Porém, o mais interessante é o galho que já dá fruto. Ele é limpado para que dê mais fruto. É incoerente um cristão não se desenvolver. O lavrador não fica satisfeito com o galho que já dá fruto, ele limpa para que dê mais fruto. É inconcebível um cristão que durante décadas possui o mesmo nível de conhecimento bíblico de quando aceitou a fé; Que ainda reproduz o mesmo comportamento de um novo convertido; Que não consegue articular uma definição qualquer sobre qualquer doutrina bíblica; Que não tem o zelo de olhar para dentro de si mesmo e avaliar se a sua vida reflete o cárater de Cristo; Que não tem prazer em aprender sobre Deus e sua palavra e aprender sobre Deus não é somente ir uma vez na semana na escola dominical ou ler meia hora uma passagem bíblica. É uma atitude diária de fome por conhecimento.

       A Bíblia é repleta de exortações sobre o dever de crescermos.

       Hebreus 5: 12. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. O escritor aos Hebreus reprova o comportamento dos cristãos dessa comunidade por não obstante terem aceitado há muito tempo o evangelho ainda se comportarem como crianças espirituais.

          2 Pedro 1: 8. Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Nos versículos anteriores o Apóstolo Pedro elenca uma série de virtudes que devem ser cultivadas pelos cristãos e ele foi categórico: essas virtudes não apenas devem estar em nós como também devemos aumentá-las para que não nos torne
mos estéreis no conhecimento de Jesus Cristo.

     Filipenses 3: 8. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo 9. e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; 10. para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; Paulo considerava o fato de ter sido fariseu, obedecido aos rituais da lei e ter sido irrepreensível nisso como uma perda, pois isso não contribuía para o seu crescimento. O seu maior anseio era conhecer a Cristo e ele não julgava que já havia alcançado a perfeição, mas prosseguia em direção ao seu alvo.

          Um atleta em uma corrida esportiva não para ou desacelera, isso é inconcebível. Parar ou desacelerar é se render, é assinar um atestado de derrota. O crente na sua corrida rumo ao céu não pode desacelerar e muito menos parar. 

           

Comentários

Postagens mais visitadas