O que é pecado?

   


    Recentemente li a melhor definição que já tinha visto sobre pecado: "Pecado é o que você comete quando seu coração não está satisfeito com Deus." (Jonh Piper. Graça Futura, Shedd Publicações. Pág 11). Realmente a origem do pecado está associada ao nosso desejo por algo que não é Deus. Por não estarmos satisfeitos em Deus nós sentimos inveja, somos ingratos, buscamos os prazeres sexuais Ilícitos, entramos em relacionamentos que não agradam a Deus etc.

     Adão e Eva gozavam da mais profunda comunhão com Deus ao ponto de ouvirem a voz de Deus literalmente: Gênesis 3: 9. Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: “Onde você está?”. Porém isso não foi suficiente para que eles ficassem satisfeitos. A serpente com a sua astúcia ludibriou Eva e ela persuadiu Adão a comerem do fruto proibido. A origem do pecado original está na insatisfação. A serpente prometeu que se eles comessem do fruto seriam como Deus e eles não satisfeitos com a sua condição de criaturas cederam à cobiça Gênesis 3: 5. “Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal.” 6. A mulher viu que a árvore era linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria. Assim, tomou do fruto e o comeu. Depois, deu ao marido, que estava com ela, e ele também comeu.

     A origem do distanciamento do ser humano em relação à Deus está no fato que o homem procura a felicidade e a satisfação em tudo menos em Deus. Nós procuramos a satisfação em um relacionamento amoroso e acabamos nos frustrando e entrando em relacionamentos que desde o começo nós sabíamos que Deus não aprovava. Porque a nossa satisfação não estava em Deus, mas na outra pessoa. Nós sentimos inveja porque achamos que Deus não nos tem dado o que merecemos. Queremos o que é do outro porque não estamos satisfeitos com o que temos. Somos ingratos porque achamos que sempre está faltando alguma coisa nunca estamos satisfeitos.

     O salmista declara "deleita-te também no Senhor ele concederá o desejo do teu coração." (Sl 37.4). Na Nova Versão Transformadora: Salmos 37: 4. "Busque no Senhor a sua alegria, e ele lhe dará os desejos de seu coração." É até irônico! Quando deixamos de buscar aquilo que consideramos que nos faz falta e buscamos a nossa alegria em Deus ele irá atender o nosso desejo. Em outras palavras não procure, não busque aquilo que te faz falta ou que você acha que faz falta busque Deus e você será feliz. Nessa procura por satisfação fora de Deus nós cometemos todo tipo de pecado: murmuração, ansiedade, incredulidade, irritação etc.

     "Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele". (Jonh Piper. Graça Futura, Shedd Publicações. Pág 11). Quando estamos satisfeitos em Deus nossa vida se torna um refletor indicando o tempo todo que somente seremos felizes quando abandonarmos os nossos desejos terrenos que trazem uma felicidade apenas ilusória e buscarmos a alegria somente em Deus.
   

Comentários

Postagens mais visitadas