Que tipo de fé salva?

   



     A fé é intrínseca à natureza humana. Seria impossível sobrevivermos se não nutríssemos uma expectativa de que algo bom irá acontecer ou que circunstâncias  ruins irão passar mesmo não tendo nenhuma perspectiva de que isso realmente irá acontecer.

       Essa fé é comum a todos. Porém, qual a diferença desse tipo de fé para a fé que nos salva do pecado e nos regenera espiritualmente? Essa diferença é bem sutil porque existem pessoas que aparentemente possuem essa fé, mas que na realidade não a possuem e Jesus deixou isso claro: "Mateus 7: 22. No dia do juízo, muitos me dirão: ‘Senhor! Senhor! Não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não realizamos muitos milagres em teu nome?’.  23. Eu, porém, responderei: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que desobedecem à lei!’.”

            A Bíblia chega a dizer que até mesmo os demônios creem em Deus: "Tiago 2: 19. Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem nisso e tremem de medo." Houve personagens bíblicos que demonstraram fé em Deus, mas que não há indícios de que realmente eram salvos: "2 Crônicas 36: 23. “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, o Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra. Ele me encarregou de construir para ele um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem pertence ao povo dele, volte para realizar essa tarefa. E que o Senhor, seu Deus, esteja com vocês!”

            Como posso saber que tenho uma fé salvífica então? Jonh Piper dá uma resposta satisfatória: "outra forma de dizer isso seria que, em todos os atos da fé salvífica, o Espírito Santo nos capacita não só a perceber e ratificar a verdade factual, mas também compreender e receber a beleza espiritual. "Receber a beleza espiritual" é o cerne da fé salvífica. É isso o que eu quero dizer com ser satisfeito com tudo o que Deus é para nós em Jesus." (Jonh Piper. Graça Futura. Shedd Publicações, pág 199.)

          Em outras palavras a fé salvífica não é apenas uma fé baseada em fatos ou evidências. Eu creio em Deus porque há evidências disso ou eu creio em Deus porque fui ensinado desde criança sobre ele. A fé salvífica é aquela que consegue ver beleza nas coisas espirituais. É a capacidade de se encantar com as coisas de Deus. Quando éramos crianças as coisas mais simples nos encantavam. Qualquer coisa nos entusiasmava. Quando temos uma fé salvífica agimos como crianças encantadas com algo diante da beleza das coisas celestiais. Enquanto  a pessoa regenerada age com indiferença nós conseguimos enxergar além conseguimos ver beleza onde os olhos carnais não conseguem. 
          
    Quando temos uma fé salvífica clamamos como o salmista "Salmos 122: 1. Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor”. A oração não é um sacrifício. Ler a Bíblia é como ver uma bela paisagem de tão encantadora que ela se torna aos nossos olhos. Precisamos examinar o nosso interior e avaliar se possuímos essa fé se temos esse entusiasmo e encanto por Deus e sua palavra. 
           

Comentários

Postagens mais visitadas