Decepcionados com a igreja

     Não podemos ignorar um fato incontestável: o número de pessoas decepcionados com a igreja é crescente. Essas pessoas tem razão em se sentirem assim? O Cristianismo praticado nas igrejas é realmente decepcionante? A saída é deixar a igreja? Qual a medida do nosso vitimismo e da culpa das instituições eclesiásticas?

         A primeira observação que devemos fazer é admitir que o Cristianismo praticado nas igrejas está longe do padrão bíblico. O número de crentes que consideram que obedecer a rituais como ir ao culto, tomar a santa ceia, orar 10 horas por dia, obedecer as tradições da denominação é uma medida confiável de espiritualidade é enorme. Há uma enorme carência de maturidade. Desprezo pelo conhecimento. E quando falo conhecimento não é somente conhecimento bíblico e teológico, mas também o autoconhecimento. Quando vamos tomar a santa ceia sempre lemos esse versículo "Examine-se, pois, o homem a si mesmo e coma deste pão e beba deste cálice." (1 Co 11.28). Esse exercício deve nos acompanhar a vida toda. Diariamente devemos meditar sobre nós mesmos e se a nossa mente está realmente em consonância com os padrões bíblicos. E para isso devemos nos confrontar, ler livros que nos confrontem, mensagens que nos confrontem e não mensagens que idealizam o crente massageando o seu ego ou dizendo o que ele quer ouvir. Tem muito choro e pouco confronto nas igrejas. 

       As pessoas decepcionadas com a igreja tem razão em se sentirem assim? há algumas considerações que devemos fazer para responder que não. Jesus é o nosso modelo supremo de comportamento e caráter. É significativo observamos que no grupo de 12 apóstolos que ele escolheu, ou seja, uma pequena igreja, um deles o traiu de forma cruel. Não vemos depois disso Jesus desistindo da igreja, não vemos ele desistindo de morrer na cruz por pessoas que ele já sabia que iriam rejeitá-lo. Só esse argumento já seria suficiente para eliminar qualquer justifica de uma pessoa que deixa a igreja porque foi magoado. A bíblia também em nenhum lugar sugere que a igreja seria um lugar perfeito onde os crentes viveriam harmoniosamente. É só observarmos as igrejas por onde Paulo passou: Corinto, Éfeso, Roma, Tessalônica, Galácia, Colossos e Filipos. Na maioria delas havia problemas graves de pecados e divergência entre os crentes. Por que esperar uma igreja onde não há problemas até mesmo graves hoje em dia?

           A saída é deixar a igreja? alguém pode argumentar que não é necessário se congregar em uma igreja. Existem duas ilustrações clássicas que a bíblia utiliza para se referir à igreja. Em João 15 Jesus ilustra a igreja como os galhos de uma videira "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." (Jo 15.1,2). Jesus é a árvore e a igreja são os galhos. Não existe árvore com um galho só. Para que uma árvore seja frutífera e dê sombra é preciso muitos galhos e que cada um contribua com seu fruto. Deus escolheu a igreja para manifestar a sua bondade e salvação e cada membro precisa um do outro para contribuir com isso. A outra ilustração é feita pelo apóstolo Paulo, a igreja é um corpo ligado à cabeça que é Cristo. Não faz sentido um membro de um corpo viver isolado dos outros. Não faz sentido um olho viver separado dos outros membros do corpo. Um olho só é útil quando serve ao corpo todo. Não é coincidência essas ilustrações se referirem à igreja, não faz sentido um crente vive isolado dos outros, sem pertencer a comunidade de crentes. Como ele irá servir aos outros? além disso é ilusão achar que ele conseguirá se desenvolver espiritualmente sem o auxílio dos demais.

          As igrejas tem a sua parcela de culpa como eu falei no início. Mas, é inegável que há um vitimismo por parte dessas pessoas. Vitimismo é transferir sua responsabilidade para terceiros. Temos a tendência de transferir a nossa responsabilidade e isso vem desde o jardim do Éden quando nossos primeiros pais transferiram a culpa do pecado de um para o outro. Concluímos que as nossas igrejas estão praticando um Cristianismo fora dos padrões bíblicos, mas isso não é justificativa para abandonarmos nossas comunidades de fé porque Jesus não abandonou quando foi traído e a bíblia não nos faz ter uma expectativa utópica sobre a igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas