Características da masculinidade bíblica

    




  A Bíblia delimita precisamente os aspectos da masculinidade e da feminilidade. Não há espaço na palavra de Deus para a ideia do gênero como construção social. Cremos que a Bíblia foi inspirada por Deus e seus ensinos consistem na verdadeira sabedoria e isso é demonstrado na experiência de cada cristão quando a obedece. Passemos as características de uma masculinidade bíblica.

     Corajoso. Coragem não se confunde com brutalidade. A coragem está associado ao caráter, não é a mera demonstração de força. Vemos isso em Davi. Ele tinha uma motivação específica ao enfrentar Golias não somente mostrar que era forte. "1 Samuel 17: 45. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." Davi tinha em mente o insulto que o gigante tinha feito contra Deus e procurou preservar a honra do Senhor. 

     Líder. A Bíblia deixa claro que o homem é o líder do lar. Ele deve manifestar essa liderança com amor colocando o interesse da esposa acima dos seus. "Efésios 5: 25. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela," Acima de tudo ele deve ser líder de si mesmo controlando seus ímpetos e se submetendo a graça de Deus para desenvolver essa liderança. 

      Provedor. A preguiça não é compatível com a masculinidade bíblica. O homem tem a responsabilidade de sustentar financeiramente a família com seu trabalho. "Um verdadeiro homem sabe como segurar um emprego, lidar responsavelmente com o dinheiro e atender às necessidades de sua esposa e sua família" (Albert Mohler Jr. Teologia e feminilidade. Acesso em 12/11/18

   Gentil. O homem que reflete a masculinidade Bíblia sabe tratar uma mulher com respeito e sem rispidez. Sabe controlar seu temperamento para não proferir palavras que irão magoá-la. Colossenses 3: 19. Vós, maridos, amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela.

       Exemplar. Essa característica poderia estar dentro da liderança, porém devido a sua importância quero enfatizá-la. O marido é o pastor do lar, pois ele deve servir de referência espiritual para a sua família. Ele deve conduzir o seu lar estimulando à família a oração e a meditação da palavra de Deus. Deve combater o desânimo e o comodismo nos membros da família. Ele deverá prestar contas a Deus quanto à isso.

      Essas são apenas algumas características da masculinidade bíblica. Em breve vamos falar sobre algumas características da feminilidade bíblica. 
   

Comentários

Postagens mais visitadas