Fake News na Bíblia

        Fake News são notícias falsas ou distorcidas da realidade. Esse termo ganhou força em 2016 na corrida presidencial norte americana, porém a utilização do termo é bem mais antiga, por volta do final do século 19. As Fake News não são apenas notícias falsas, elas procuram legitimar um ponto de vista e tem um forte apelo emocional.

      A Bíblia registra algumas Fake News. Neemias foi alvo de notícias falsas e é um exemplo de como lidar com elas. Neemias estava construindo os muros de Jerusalém que foram demolidos durante a invasão babilônica e o consequente cativeiro de Israel. Os inimigos de Israel não estavam nada satisfeitos com isso e por sucessivas vezes tentaram obstruir a obra. Em uma derradeira tentativa eles criaram uma narrativa falsa enviando uma carta a Neemias dizendo que era de conhecimento geral que ele estava planejando construir os muros para se rebelar contra o Império Persa e tinha colocado profetas para profetizarem em favor dele.

Neemias 6.5: Então, Sambalate, da mesma maneira, pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na sua mão, 6. e na qual estava escrito: Entre as gentes se ouviu e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras; 7. e que puseste profetas para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.

        Porém, nada disso tinha acontecido. Ninguém estava comentando que Neemias queria se rebelar contra o Império Persa. Os inimigos queriam apenas intimidar Neemias e ele percebeu isso de imediato.

Neemias 6.8: Porém eu enviei a dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.

        Tobias e Sambalate não ficaram satisfeitos. De novo, construíram uma narrativa falsa para deter Neemias. Usando um falso profeta disseram a Neemias que ele estava correndo o risco de ser assassinado.

Neemias 6.10: E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.

        Neemias novamente percebeu a astúcia dos seus inimigos e recusou fugir. Ele tinha como foco a obra que estava designado a fazer e nada o distrairia do seu objetivo.

        Outra situação que também pode ser considerada como Fake News na Bíblia aconteceu durante o período da conquista de Israel da terra prometida, que trouxe prejuízo à nação. A ordem de Deus era clara: Israel deveria destruir todas as nações que estivessem ao seu redor. Deveria matar a todos e destruir tudo, porém as cidades que fossem localizadas longe do território israelita poderiam ser subjugadas por eles. Israel poderia cobrar tributos das nações que ficassem longe. Os Gibeonitas sabiam disso e mentiram a Josué dizendo que sua terra era longe de Israel.

Josué 9.8: Então, disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós e donde vindes? 9. E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito;

        Não era verdade. Os Gibeonitas moravam bem próximos de Israel e deveriam ser destruídos, mas como Josué não consultou ao Senhor e houve uma aliança entre eles, Israel ficou impedido de matá-los.

        O sucesso das Fake News está associado principalmente a tendência do ser humano em ceder à precipitação. Não é natural filtrarmos algo que ouvirmos ou lemos, nossa primeira atitude é sempre absorver. Aliado a isso, há o componente emocional transmitido na notícia falsa que legitima o nosso ponto de vista. Em outras palavras, a notícia falsa confirma a nossa opinião preconcebida sobre algo e dizemos: “eu já sabia, ele nunca me enganou”.

        A Bíblia, no entanto, condena a precipitação e atribui esse comportamento aos tolos.

Provérbios 14.29: O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.

Comentários

Postagens mais visitadas