"façamos o homem à nossa imagem"


Qual a amplitude do fato de que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus? E qual a amplitude da distorção da imagem de Deus no ser humano depois que ele pecou? Podemos saber, porém que o nosso valor está baseado nesse fato e que depreciarmos a nós mesmos é desvalorizar a obra que o Senhor fez em nós.

Quando o Senhor criou o homem conforme a sua imagem e semelhança, concerteza ele não o criou com todos os seus atributos. O homem nunca foi autossuficiente, até mesmo antes da queda ele dependia de Deus. Nós somos a imagem de Deus porque podemos refletir seu caráter, podemos refletir o seu amor pela humanidade; podemos ser misericordiosos e perdoar; possuímos inteligência e a capacidade de raciocinar diferente do restante da criação. Com a queda de Adão a imagem de Deus em nós foi distorcida. O egoísmo passou a fazer parte da natureza humana, a tendência ao pecado tornou-se uma constante na sua vida. Por isso o Senhor Jesus sacrificou-se a si mesmo na cruz para restaurar a imagem de Deus perdida no ser humano “porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.29).

Saber que fomos criados a imagem e semelhança de Deus nos consola. Apesar de herdarmos uma natureza pecaminosa, devido ao pecado de adão, sabemos que nós somos parte da criação de Deus e que nada do que ele faz é em vão ou sem um propósito, nunca podemos pensar que somos inúteis e sem valor, Deus nos criou de uma forma singular, nossas habilidades por mais insignificantes que possamos achar servem a um propósito glorioso. Desvalorizar a nós mesmos é o mesmo que dizer que a obra de Deus é mal feita, é dizer que ele não tem sabedoria quando realiza algo. Ora, se até mesmo o ímpio ainda conserva algo da imagem de Deus em si mesmo, imagine o crente que procura diariamente refletir o caráter de cristo, que procura se parecer com ele. Por isso quando aceitamos a Jesus somos feitos novas criaturas e podemos olhar para dentro de si mesmos e se alegrar com a obra gloriosa  que o senhor está realizando em nós.

Ser imagem e semelhança de Deus é refletir o seu caráter, logo não podemos criticar ou depreciar o próximo ou nós mesmos, faria o Senhor algo defeituoso e inútil?




Comentários

Postagens mais visitadas