"E o Senhor a fechou por fora"

               O relato da construção da arca de Noé é bastante conhecido por todos, os incrédulos atribuem a história um caráter fantasioso, mas para o crente em cristo a arca de noé não só consiste numa história real como reveste-se de uma simbologia que nos traz grande consolo.

                  A arca de Noé representa o Senhor jesus cristo enquanto estivermos abrigados nele estaremos seguros da corrupção e da condenação divina contra o pecado. A segurança do crente que está abrigado em jesus é ilustrada em gênesis cap. 7.16 "E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado, e o Senhor a fechou por fora". Deus trancou a arca por fora, como está dito em apocalipse "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre; (Ap 3.7). O que Deus tranca nenhum homem pode abrir, a salvação do crente está assegurada, não tememos a condenação e a morte eterna. Enquanto estivermos abrigados nele nenhum mal nos acometerá. Noé, porém só construiu a arca porque teve fé, ele viu o invisível, quando todos estavam desapercebidos, Noé estava preparado contra o dilúvio que seria enviado pelo Senhor. O crente igualmente não pode estar desapercebido, mas preparado ante a vida iminente de Cristo que será de alegria para quem estiver na "arca" e desespero para quem estiver do lado de fora.

               A bíblia afirma que "Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé; enquanto se preparava a arca; Na qual poucas (isto,é) oito almas se salvaram pela água" (1Pe 3.20). Apenas oito almas se salvaram, o caminho rumo ao céu é trilhado por poucos, a minoria e não a maioria se dispõe a caminhar, alguns desistem, outros desviam-se e o mais comum outros tentam pegar "atalhos", ou seja, querem viver um cristianismo mais fácil de acordo com suas preferências e não segundo a vontade de Deus. Noé foi chamado de pregoeiro da justiça (2 Pe 2.5) por proclamar com palavras e ações a reprovação divina diante do modo de viver ímpio daquela época. Nós como poderemos ser chamados? pregoeiro da justiça ou amigo do mundo? Qual o impacto de nossa conduta diante dos incrédulos? será que causa o mesmo impacto que Noé causou em sua geração? Que possamos possuir as virtudes de Noé "Noé era um varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus." (Gn 6.9b).

                     Jesus é a nossa "arca" com ele estaremos seguros, o Senhor nos "tranca do lado de fora", não podemos temer o juízo divino, ele é a nossa salvação.

Comentários

Postagens mais visitadas