O valor da oração

          “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” (Ap 5.8). Nessa visão descrita pelo apóstolo João, percebemos o valor da oração. Nenhuma oração feita com um coração sincero é ignorada pelo Senhor, elas estão guardadas, nenhuma é esquecida.

                No AT onde o tabernáculo simbolizava a presença de Deus no meio de seu povo, existia uma peça feita de madeira e forrada com ouro que se chamava o altar do incenso. Esse altar ficava no lugar santo próximo ao lugar santíssimo ou santo dos santos onde ficava a arca da aliança. O altar do incenso simbolizava a contínua adoração e as orações do povo de Deus. O incenso ou perfume que era queimado nesse altar era composto de especiarias específicas, ou seja, não era permitido queimar incenso estranho no altar “Disse mais o Senhor a Moisés: toma especiarias aromáticas, estoraque, e ônica, e gálbano; estas especiarias aromáticas e incenso puro de igual peso;” (Ex 30.34). Depois disso Moisés deveria moer essas especiarias e extrair um perfume temperado, puro e santo. Esse perfume extraído dessas especiarias era exclusivo do altar do incenso, ninguém poderia imitá-lo para uso particular. (Ex 30.37,38.).

               O altar do incenso nos ensina que a oração que Deus requer é aquela que sobe como cheiro suave as suas narinas. Deve ser uma oração específica, brotada de um coração puro, que sinceramente deseja ver o engrandecimento do reino de Deus e que o nome do Senhor seja glorificado. Assim como o altar do incenso poderia ser profanado, se um perfume estranho fosse feito pelo sacerdote, nossa oração também poderá ser, se o nosso coração não estiver composto com as “especiarias” da santidade, sinceridade e fé “Se eu atender a iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Sl 66.18.). Quando o Senhor Deus terminou de dar as instruções de como fazer o perfume para ser oferecido no altar, ele alertou a Moisés “coisa santíssima vos será” (Ex 30.36). Nossa oração também é santíssima, tem um valor inestimável aos olhos do Senhor, por isso nossa atitude em oração dever ser a mais reverente possível.

            O Senhor se agrada da oração feita por um justo, porém igualmente ele aborrece a oração feita com um coração iníquo, sem a devida sinceridade e fé “O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento”(Pv 15.8).



                  

Comentários

Postagens mais visitadas