Deus está impassível diante da corrupção?

                  A corrupção está presente em todas as instituições e setores da sociedade em nosso país e não adianta apontar os políticos e as autoridades como corruptos, em nosso país a corrupção é generalizada começa no mais simples funcionário público até as mais altas autoridades. A igreja deve combater a corrupção ou não? Deus está impassível diante da corrupção?
 
                  Os profetas combatiam veementemente a corrupção, sendo este um pecado comum entre os israelitas "As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal." (Mq 7.3) "Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá" (Mq 3.11). "Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS." (Ez 22.12). A corrupção não somente atinge um indivíduo, atinge todos os cidadãos. Por isso o Senhor Deus aborrece a corrupção, pois para sustentar suas ambições egoístas os corruptos roubam o mínimo salário dos mais necessitados privando-os de satisfazerem suas necessidades mais básicas.
 
                   Diante disso qual o papel da igreja diante da corrupção? a tendência dos crentes é pensar que Deus está impassível diante da corrupção, que combater a corrupção não é fazer a obra de Deus, mas o que os profetas faziam então? eles não receberam ordem do Senhor para repreender os corruptos? a igreja cabe o papel de conscientizar a população sobre estar atentos aos governantes que elegemos, fiscalizar suas atividades para ver se são lícitas ou não, quem melhor do que a igreja para fazer isso? se somos sal e luz desse mundo então porque ficar escondidos quando políticos criminosos servem-se de dinheiro público para viver no luxo? Envolver-se em disputas partidárias é incompatível com nossa fé, mas igualmente incompatível com nossa fé é permanecer inertes diante do evindente roubo do nosso dinheiro por algumas autoridades e alegar que o papel da igreja é somente a evangelização e não o envolvimento com as coisas desse mundo, porém quando lemos os profetas a ordem do Senhor era repreender os israelitas por seus pecados morais, espirituais e sociais incluindo se vender para obter vantagens ílicitas.
               
                  O crente não deve envolver-se em disputas partidárias que não produzem nada, mas deve ser um cidadão participante que questione e cobre dos entes públicos uma conduta que obedeça os preceitos legais e atenda ao bem-estar da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas