"E amava Isaque a Esaú,[...] Mas Rebeca amava a jacó;

                Os pais exercem uma influência psicológica enorme nos filhos. Logo, os pais na criação de seus filhos devem tomar o cuidado em não preferir um relação ao outro, como aconteceu com Isaque e Rebeca "E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; Mas Rebeca amava a Jacó. (Gn 25.28). As consequências foram desastrosas como estão relatadas na bíblia.
 
                Quando os pais demonstram mais afeto em relação a um dos filhos o outro concerteza se sentirá rejeitado, buscando por todos os meios conquistar para si o mesmo afeto que o seu irmão possui e o que é pior sempre se decepcionando em cada tentativa. No caso de Isaque e Rebeca cada um preferia um filho, o resultado foi: 
 
Ø  Mentira e engano. Ao saber que Isaque pediu a Esaú que lhe preparasse um guisado, Rebeca prontamente elaborou um plano para enganar Isaque e favorecer Jacó. Pediu a Jacó que se passasse por Esaú para lhe roubar a benção dada por Isaque. No final ao saber o que Jacó tinha feito, Esaú ameaçou matá-lo, obrigando Jacó a fugir de sua terra. (Gn 27).
Ø  Mau exemplo. Jacó seguiu o mau exemplo de seus pais e também preferiu um de seus filhos em relação aos outros. 
 
                 “E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; E fez-lhe uma túnica de várias cores. (Gn 37.3). Jacó seguiu o mau exemplo de seus pais e amou mais a José do que a todos os seus filhos. José então provocou a inveja de seus irmãos e eles o venderam aos Ismaelitas. Como dito anteriormente a influência psicológica dos pais em relação aos filhos é muito grande, não é raro até mesmo os filhos se suicidarem quando rejeitados por seus pais ou como no caso dos irmãos de José se voltarem contra o filho preferido, assim o irmão torna-se um rival a ser derrotado. Os pais crentes devem seguir o exemplo do nosso Deus que não faz preferência entre seus filhos, não olha para quem é mais habilidoso ou o mais inteligente, todos tem algo que atraem o seu amor incondicional.
 
                    O Senhor não faz preferência entre seus filhos, os pais crentes devem ter a sabedoria de não seguir o exemplo de Isaque e Rebeca sob pena de sofrerem as consequências dessa atitude.
 

Comentários

Postagens mais visitadas