Destruindo os carros de ferro

                 Os cananeus eram um povo acostumado a guerrear, quando josué enviou os doze espias para espiar a terra eles descreveram o povo como homens de grande estatura e suas cidades como bem fortificadas, possuíam carros de ferro e os israelitas eram como gafanhotos diante deles.(Nm 13.27-33) Essas dificuldades não impediram que o Senhor entregasse toda a terra prometida aos israelitas(Js 21.43).

                     Quando entraram na terra prometida o povo voltou a vacilar na sua fé, direcionaram sua visão mais para os carros de ferro dos cananeus do que para o poder de Deus. A tribo de José reclamou com josué sobre a pequena porção que lhes coube em canaã, pois o número deles era muito grande "Então os filhos de José falaram a Josué, dizendo: porque me deste por herança só uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que o Senhor até aqui tem me abençoado?" (Js 17.14). Josué então respondeu que se eles quisessem aumentar sua porção de terra lutassem contra o restante dos cananeus, pois até aquele momento os israelitas não haviam conquistado por inteiro a terra prometida "Então Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és, e grande força tens; não terás uma sorte apenas; Porém as montanhas serão tuas. Ainda que é bosque cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes. (Js 17.17,18).

                     A tribo de José queria que houvesse uma nova repartição de terras ente os israelitas ao invés de lutar para conseguir mais, pois temia a força dos cananeus. Nós crentes em Cristo por muitas vezes também tememos os "carros de ferro", os desafios que enfrentamos são sufocantes ao ponto de perdermos a nossa fé. Quando olhamos para os nossos problemas percebemos que eles são de grande estatura, são fortes e parecemos gafanhotos diante deles, mas meditemos no conselho de Josué "porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes." O crente não pode pautar a sua vida em probabilidades ou pela lógica, "Porque andamos por fé, e não por vista" (2 Co 5.7). Deus entregou os cananeus nas mãos do povo de Israel, nenhuma palavra falhou da promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó, Se aprouver a Deus nos abençoar nenhum obstáculo é intransponível ao ponto de não podermos destruí-lo.

                      Satanás atua na nossa mente para que pensemos mais em nossas impossibilidades do que no cuidado de Deus, se alimentarmos esses pensamentos seremos derrotados, mas se confiarmos em Deus venceremos ainda que os nossos inimigos tenham carros de ferro, ainda que eles sejam fortes.

Comentários

Postagens mais visitadas