"O que significam estas pedras?"

                      A grande preocupação do Senhor demonstrada na bíblia era a de que os israelitas ensinassem aos seus filhos as suas obras e poder em favor da nação. Isso produziria nas futuras gerações um temor ao seu nome que os estimularia a servi-lo com dedicação. Nós como igreja o que estamos ensinando aos nossos filhos, quando eles crescerem terão conhecimento das obras de Deus?

                   No capítulo 4 do livro de Josué depois de israel passar em seco o rio Jordão e entrar em Canaã Deus ordenou a Josué que tomasse 12 homens de cada tribo um homem para que cada um deles tomasse uma pedra do meio do rio Jordão e para que? "Para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: que vos significam estas pedras? então, lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca do concerto do Senhor; (Js 4.6-7a). As pedras serviriam de memorial para as futuras gerações, com o mesmo propósito Deus instituiu a festa da páscoa para relembrar a saída dos israelitas do Egito. Na verdade todas as festas anuais de Israel tinham um significado específico que tinham como objetivo relembrar um fato específico da história de Israel as novas gerações essas festas eram um "estatuto perpétuo entre as vossas gerações". (Ex 12.17).

                       O que estamos preservando para as futuras gerações? Qual o memorial que estamos construindo para os nossos filhos? Qual o patrimônio espiritual que deixaremos para eles? Qual o proveito de oferecer uma educação de qualidade ou roupas caras ou uma herança financeira, se eles não tiverem o menor conhecimento dos princípios da palavra de Deus? Qual o legado que iremos deixar? colocar os nossos filhos em boas escolas, proporcionar-lhe uma vida confortável não é prova de amor, privá-los desses  bens se isso for necessário para que eles se aproximem de Deus é uma verdadeira prova de amor. Os pais não devem ficar sossegados porque seus filhos conseguiram um emprego promissor, mas sim quando vêem seus filhos dando um testemunho eloquente de um caráter cristão. 

                         O memorial que preservaremos para as futuras gerações pode ser qualquer atitude ou palavra que dirigimos a nossos filhos, de que maneira eles lembrarão é responsabilidade nossa, uma atitude ou uma simples palavra pode marcar para sempre a vida deles.
                          

Comentários

Postagens mais visitadas