"Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento"


           A bíblia não restringe o conhecimento do ser humano, ao contrário expande-o. No entanto, parece que há uma hostilidade extrema da igreja em torno de conhecimentos "perigosos", porém a bíblia ordena crescer na graça e no conhecimento, espiritual e secular.

           Em Jeremias 31.34, está dito que haveria um dia em que todos os servos de Deus o conheceriam, não dependeriam mais de ninguém para conhecerem a Deus, o Senhor faria um concerto onde todos pudessem obter a sua revelação. Porém a realidade hoje contrasta com esse versículo, os crentes estão cada vez mais dependentes de palavras de efeito de pregadores animadores de palco e de preceitos criados pelos homens, sem questionarem absolutamente nada. O senso crítico é reprimido por algumas igrejas, "porque eu devo obedecer a essa regra? porque o pastor mandou obedecer". É claro que a bíblia ordena que obedeçamos a nossos pastores, mas o pastor não é infalível, só se adotarmos o dogma da infalibilidade do papa e aplicar aos pastores. O senso crítico não é pecado, os crentes de Bereia analisavam meticulosamente a bíblia para confirmar o que os apóstolos falavam (At 17.11), eles não "engoliam" qualquer interpretação dada as passagens bíblicas, eles mesmos com a iluminação do espírito santo a buscavam. Deus não quer que o seu povo seja ignorante, ele não é um ditador, todos os princípios que envolvem os seus mandamentos podem ser conhecidos, não existe "é assim porque é assim".

             Moisés era versado em todas as ciências egípcias (At 7.22), Daniel era instruído em toda a sabedoria, douto em ciências e entendido no conhecimento (Dn 1.4), o apóstolo paulo era especialista na lei de Moisés e conhecia o direito romano (At 22.25). Isso demonstra que Deus não restringe o conhecimento de seu povo. O conhecimento secular é igualmente relevante, a bíblia ordena que estejamos sempre preparados para responder com mansidão a razão da esperança que há em nós. (1 Pe 3.15). Muitos crentes tem dons espirituais, falam línguas estranhas, mas não conseguem se firmar na igreja, porque não buscam o conhecimento. Criou-se uma cultura em nosso meio de que a espiritualidade é medida pela quantidade de horas que eu passo orando ou de dons espirituais que eu posso e que os pregadores "de Deus" são os que gritam mais e conseguem "batizar" e "converter" mais pessoas, mas isso não corresponde a realidade. Muitas horas em oração implica intimidade com Deus e você só tem intimidade com Deus se conhecê-lo, os dons espirituais se tornam permanentes em minha vida se eu souber usá-los e pregadores que gritam com todo o respeito são mal educados e ignorantes, uma mensagem é muito mais bem recebida e compreendida quando falada pausadamente e em um intervalo de tempo que as pessoas possam assimilá-la e é isso o que importa o resto é para satisfazer o ego humano.

                Não sejais como o cavalo e a mula que não tem entendimento,que são dirigidos pelas pessoas para onde a vontade delas desejar, o povo de Deus é o povo mais sábio da terra, Deus nos deu inteligência para conseguirmos compreender tudo aquilo que nos abençoa.

Comentários

Postagens mais visitadas