O caminho de Emaús
A angústia priva o nosso coração de descansar na presença de Deus. Quando sentimo-nos angustiados inclinamo-nos ao desespero e a incredulidade, a palavra de Deus não tem mais efeito sobre nós, só nos resta inclinarmos a cabeça e conformar-se com a situação. Foi isso o que aconteceu aos dois discípulos no caminho de Emaús.
Os dois discípulos estavam conversando sobre os últimos acontecimentos em jerusalém, quando Jesus se aproximou deles e ia com eles, mas eles não perceberam sua presença (Lc 24.13-16). O coração angustiado não percebe a presença de Deus, mesmo ele estando ao seu lado. Jesus então pergunta aos discípulos qual assunto eles conversavam e porque estavam tristes, os discípulos surpreenderam-se pela ignorância do estranho e lhes perguntaram se ele era forasteiro naquele lugar, os discípulos lhe explicaram que estavam falando de Jesus, um grande profeta que tinha acabado de morrer (Lc 24.17-20). A angústia diminui a natureza de Deus aos nossos olhos, antes de Jesus ser crucificado ele era o filho de Deus, depois virou apenas um grande profeta. Jesus então os repreende por sua incredulidade e começou a lembrar-lhes o que na palavra de Deus estava contido sobre ele (Lc 24.27). O coração aflito "esquece" a palavra de Deus, as suas promessas e seu conteúdo passam-nos desapercebidos ou perdem o seu efeito sobre nós.
Quando chegaram na aldeia para onde iam os discípulos pararam, mas Jesus sinalizou que caminharia mais para longe, os discípulos então o constrangeram a ficar com eles, Jesus cedeu a insistência e ceou com eles, quando Jesus abençoou o pão finalmente os discípulos o reconheceram e ele desapareceu aos olhos deles (Lc 24.28-31). Depois do desaparecimento os discípulos lembraram-se de que quando Jesus lhes explicavam as escrituras os seus corações ardiam. No momento que os discípulos reconheceram a Jesus ele desapareceu, não precisavam mais vê-lo com os olhos naturais, possuíam agora os olhos da fé. No nosso "caminho de Emaús" de tão angustiados podemos não perceber a presença de Deus, diminuir o seu poder descrendo da sua bondade e esquecermos do que a palavra de Deus diz. Para reconhecermos a sua presença precisamos deixar nossos corações arderem com a sua palavra e vermos ele pelos olhos da fé.
No "caminho de Emaús" a jornada é determinada pelo nosso companheiro, se for jesus ela pode até ser longa, mas tem luz!
Comentários
Postar um comentário