O caminho mais excelente

        O tema do capítulo 13 de 1 coríntios está estrategicamente inserido entre os capítulos 12 e 14 que trata dos dons espirituais. Nos capítulos 12 e 14 Paulo ensina o uso correto dos dons para uma igreja cheia de "espiritualidade", mas vazia de amor. No capítulo 13 ele ensina o caminho mais excelente.

          A primeira coisa que aprendemos no capítulo 13 de coríntios é que os dons espirituais sem amor não tem utilidade alguma. Nos primeiros versículos Paulo enumera diversas atitudes nobres que alguém pode tomar, mas que não tem valor se não for movida por amor. Logo depois, ele descreve as características do amor ágape. O amor é sofredor. O amor não se vinga, não paga na mesma moeda. Sofre a injúria porque é incapaz de injuriar. É benigno. Trata com bondade, com gentileza, sem malícia ou segundas intenções. O amor não é invejoso. Se alegra com a conquista do próximo, por isso nunca será invejoso. O amor não se vangloria. Não atribui a si honra alguma, senão a Deus e ao próximo. Não se ensoberbece. Não possui um senso de autoestima exagerado. Não se porta inconvenientemente. Sabe agir e falar na hora adequada, não tem um comportamento espalhafatoso, não chama a atenção para si. Não busca seus próprios interesses. Nunca é egoísta, promove sempre o bem dos outros. Não se irrita. Busca compreender o comportamento do outro para não ser dominado pela raiva. Não suspeita mal. O amor não julga negativamente, procura sempre ver o lado positivo do comportamento das pessoas. Não se alegra com a injustiça. Não pode permanecer inerte diante de uma situação injusta. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Essas características podem ser resumidas em uma: o amor não desiste. Por mais que o alvo do nosso amor não mereça. O amor jamais acaba. O amor é eterno, no céu só restará o amor.

          Paulo interrompe o seu ensinamento sobre os dons espirituais para falar de amor, o que uma coisa tem a ver com a outra? A resposta é: sem amor os dons espirituais não tem utilidade. Sobre os dons espirituais Paulo afirma que eles são distribuídos segundo a vontade do espírito santo para o que for útil. Segundo o dicionário online de português: útil é aquilo que satisfaz uma necessidade, que tem serventia, que traz uma vantagem. http://www.dicio.com.br/util/. Pensando nesse conceito podemos perceber que devemos fazer uma releitura do que seja pentecostalismo. Será que as manifestações espirituais da atualidade são úteis? satisfazem uma necessidade da igreja, servem para o crescimento espiritual dos crentes? Trazem alguma vantagem de ordem espiritual? Essa releitura não se restringe apenas a esse aspecto. Ao meditarmos no capítulo 13 de 1 coríntios chegamos a conclusão como já dito que sem amor os dons espirituais não tem utilidade. Será que os dons espirituais estão sendo exercidos com amor? Também segundo o dicionário online de português reler significa ler de novo, tornar a ler. Rever o que se escreveu para corrigir, se necessário. http://www.dicio.com.br/reler/. Sabe quando lemos algo e não entendemos muito bem? o que devemos fazer? ler de novo ou agir da maneira que entendemos? acho mais sensato ler de novo. Os capítulos de 12 a 14 de 1 coríntios precisam ser lidos de novo.

            Os dons espirituais são úteis quando exercidos com amor. Pentecostalismo não se resume a barulhos inúteis, movimentos corporais exóticos, "cair no espírito", essas são práticas que servem apenas aos manipuladores nos púlpitos. Os dons espirituais instruem a igreja no seu dever como igreja e une os crentes no vínculo do amor.

             

Comentários

Postagens mais visitadas