"aplicai o vosso coração aos vossos caminhos"

               O conforto pessoal e os nossos interesses sempre vem em primeiro plano em nossa vida. Querendo ou não, somos inclinados a agir de forma egoísta sem pensar no Reino de Deus e no próximo. Entre a promoção do Reino de Deus e a nossa promoção pessoal escolhemos sempre a segunda opção.

                  O livro de Ageu exemplifica bem esse fato. O contexto histórico era esse: O povo de Israel acabara de voltar do exílio babilônico devido a um decreto do rei Ciro da Pérsia. O Templo estava destruído, a ordem de Ciro era para que o povo que voltasse do cativeiro o reconstruísse. Os alicerces do novo templo foram construídos em 536 a.C, porém houve muita oposição dos inimigos de Israel e a obra parou dois anos depois. O povo então ao invés de persistir em meio a oposição se acomodou e se voltou a construção de suas próprias casas. Deus então levanta o profeta Ageu para conclamar o povo a despertar de sua mornidão espiritual e voltar a construção do templo. Deus repreende o povo com palavras duras "É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta?" (Ag 1.4). "Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxeste para casa, eu lhes assoprei. Por quê? disse o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós, corre à sua própria casa." (Ag 1.9). As casas dos israelitas estavam revestidas de madeira de cedro enquanto o templo do Senhor estava deserto, por isso havia escassez na terra "Por isso, retêm os céus o seu orvalho, e a terra retém os seus frutos". (Ag 1.10).

             Jesus ordena: buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas. Porém nós invertemos a ordem do versículo e agimos como se ele dissesse: buscai primeiro os vossos interesses e o que sobrar apliquem no Reino de Deus. Aplicamos no Reino de Deus somente aquilo que sobra do nosso tempo, posses, sentimentos e vontades. Se sobrar tempo eu leio a bíblia, se sobrar dinheiro eu oferto para a obra, quando eu der atenção aos meus amigos, a minha família, ao meu namorado(a) ou ao meu marido ou esposa eu dou atenção a Deus, quando meus desejos e sonhos forem realizados eu me volto para o desejo de Deus para a minha vida. O egoísmo sempre prevalece sobre o teocentrismo em nossa vida, ou seja, Deus como o centro de nossa vida. Construímos um monumento ao nosso eu e uma miniatura para a vontade de Deus. Temos medo de confiar em Deus, temos medo de dar prioridade ao Reino de Deus como se ao deixarmos de nos preocupar com o nosso eu nossos planos não serão realizados. No entanto, tomara que os nossos planos não sejam realizados porque não sabemos o que é melhor para nós e o Senhor não pede para que sacrifiquemos a nossa felicidade, o versículo é claro buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas.

               Deixemos de construir nossas "casas estucadas" e voltemos para o Reino de Deus. "aplicai o vosso coração aos vossos caminhos" (Ag 1.5,7) e mudemos de uma atitude egoísta para uma atitude que demonstre nosso amor por Deus.

            

Comentários

  1. Glorificado, exaltado seja o senhor, Deus falou tremendamente comigo nessas palavras, eu li na bíblia o livro de Egeu, depois vim aqui na Internet buscar um pouco mais de sabedoria.
    Obrigada
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. DEUS ABENÇOE SEMPRE TODA A SUA FAMÍLIA.. TAMBÉM LENDO A BÍBLIA..VIM AQUI PRA TER MAIS EXPLICAÇÃO DO ESTUDO DO PROFETA AGEU. DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  3. Palavra do Senhor no livro de ageu, muito abençoada, diretamente pra mim! Primeiramente o Reino de Deus.
    Estudo edificante!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Palavra forte e verdadeira...
    É isso mesmo que fazemos...
    Que Deus nos perdoe e nos ajude a mudar isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas