Descubra o seu talento

            Deus na sua multiforme sabedoria distribui talentos a sua igreja. Nós temos a tendência de limitar a utilidade das habilidades que o Senhor nos concede. A habilidade de expor os ensinamentos da bíblia e de cantar são apenas algumas das infinitas habilidades que o Senhor concede ao seu povo.

              Quando falo em infinitas habilidades não estou falando apenas de facilidade em fazer algo, mas também de ser algo. Não paramos para pensar que uma pessoa extrovertida e que tem facilidade de fazer amizades pode ser um talento dado por Deus. Da mesma forma pessoas introvertidas podem ser úteis na obra de Deus. Pessoas sensíveis podem ter uma visão diferente de uma pessoa mais racional e vice-versa. Esses traços de personalidade são úteis na obra de Deus, mesmo que essas pessoas não preguem e não cantem. Davi era um homem impetuoso, resolvia as coisas por meio da guerra, quando pediu ajuda a Nabal e este o desprezou determinou que o destruiria e toda a sua família. (1 Sm 25.1-13). Abigail, a mulher de Nabal era mais racional, pesava as consequências dos atos e aconselhou Davi a não cometer a barbárie. Deus usou Abigail para que Davi não se vingasse com as próprias mãos. Pessoas bem humoradas atrai outras pessoas e isso pode ser uma grande oportunidade para anunciar o evangelho. Pessoas introvertidas são mais observadoras, mais cautelosas e consequentemente são mais cuidadosas quando fazem algo. Pessoas sensíveis conseguem ser mais compreensivas, se colocam com mais facilidade no lugar de outras pessoas.

               O talento não se resume a habilidade de oratória ou de canto. Por isso ninguém pode dizer que é inútil na obra de Deus. Deus criou o ser humano com traços de personalidade diversos justamente para que sua obra fosse desenvolvida. Imagine se todas as pessoas fossem hiperativas, inquietas ou se todas fossem tranquilas e calmas? Imagine se todas fossem racionais sem se preocuparem com a sensibilidade das pessoas ou vice-versa? Paulo usou a figura do corpo humano para ilustrar as funções que os membros ocupam no corpo de Cristo, não poderia ter usado melhor ilustração. Nenhum membro pode reivindicar para si a exclusividade de uma grande colheita de almas ou de uma grande renovação espiritual na igreja. Essas obras só podem ser alcançadas com o esforço conjunto de todos os membros, do mais humilde membro até o pastor. Uma palavra, um gesto, uma atitude simples pode salvar uma alma ou levantar um irmão caído, não é necessário ser bacharel em teologia ou ser um cantor com habilidades únicas, embora a qualificação no ministério seja importantíssima. O que quero destacar é que quando um resultado positivo de um trabalho acontece na igreja todos os membros contribuíram de igual maneira para que ele acontecesse.

               Não se sinta inferior por não ter habilidades que possam ser vistas pelos outros, todos sem exceção receberam de Deus talentos que são essenciais para o desenvolvimento do reino. Descubra o seu!   

Comentários

Postagens mais visitadas